Uma característica importante da Lei nº 13.415/2017, conhecida como a Lei da Reforma do Ensino Médio, é que ela praticamente não impõe um modelo padrão de Ensino Médio ao país. Assim, é papel de cada Sistema de Ensino (compreendido pelos Conselhos de Educação, enquanto órgãos normativos, além de representação da Secretaria de Educação e das instituições ou redes privadas de ensino) desenvolver as formas de oferta da etapa. Isso ocorre pelo estabelecimento de um referencial curricular para o território (o que já é realidade em 100% das redes estaduais do país) e pela elaboração de normas e regulamentações complementares, conforme cronograma de cada localidade.

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Além de monitorar a construção curricular, este Observatório da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio acompanha o processo de criação e aprovação de algumas normativas importantes para o avanço da implementação do Novo Ensino Médio. Veja as informações já registradas em todo o país e em seu estado na página de regulamentações.

Para atualizar as informações já disponíveis e coletar evidências dos status das normativas complementares necessárias para a adequada implementação do Novo Ensino Médio, criamos este formulário. Nele é possível inserir o status atual e anexar as regulamentações já publicadas condizentes com cada temática.

Atualmente são monitoradas no Observatório regulamentações de seis temáticas estruturantes: