O Novo Ensino Médio vem gerando debates e manifestações contra e a favor do modelo, o que gera muita incerteza para gestores, escolas, estudantes e suas famílias sobre os rumos que a implementação da política irá tomar.

Para debater sobre os avanços e desafios do novo modelo, convidamos Gabriel Barreto Corrêa (diretor de Políticas Públicas do Todos pela Educação), Hélio Daher (Secretário de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul) e João Paulo Cêpa (gerente de Articulação e Advocacy no Movimento pela Base) para uma transmissão ao vivo em nossas redes.

Durante a conversa, foram discutidas as possibilidades de implementação do Novo Ensino Médio em diferentes contextos e as perspectivas para o futuro da educação no país. Os convidados destacaram a importância de uma educação de qualidade e acessível a todos, a necessidade de políticas públicas que garantam a equidade e o papel das escolas e dos educadores na formação dos estudantes. Ainda ressaltaram a importância do diálogo e da colaboração entre diferentes setores da sociedade para a construção de uma educação de qualidade no país.

Veja também: Indicadores de Novo Ensino Médio

Veja também: Análises e boas práticas sobre Ensino Médio

Confira alguns momentos importantes da transmissão:

João Paulo Cêpa explica o que é o Novo Ensino Médio e como ele se relaciona com a BNCC, a Base Nacional Comum Curricular.

 

Hélio Daher explica os ganhos para os estudantes com o novo modelo de Ensino Médio.

Gabriel Barreto Corrêa fala sobre as críticas que o novo Ensino Médio vem recebendo e sobre como elas precisam ser avaliadas. 

Hélio explica o porquê de a revogação do Novo Ensino Médio não ser ideal.

João finaliza enfatizando a importância do momento de debate para que toda a comunidade entenda o processo.

Assista aqui ao vídeo completo.