O Conselho Nacional de Educação (CNE) lançou na quinta-feira, 11 de novembro de 2021, uma consulta pública sobre o documento que apresenta recomendações para a adequação do Enem à BNCC e ao Novo Ensino Médio.

Pela proposta, o Novo Enem seria aplicado a partir de 2024. A primeira etapa do exame, obrigatória para todos os candidatos, avaliaria as competências e habilidades das quatro áreas de conhecimento que constituem a formação geral básica dos currículos do Novo Ensino Médio, de acordo com as diretrizes da BNCC, e uma redação. Já a segunda etapa observaria as opções dos estudantes ao avaliar os itinerários formativos de aprofundamento curricular, de acordo com as carreiras escolhidas pelos candidatos. O CNE recomenda que a estrutura da segunda etapa seja organizada com ênfase nas seguintes carreiras: Área da Saúde e Biológicas; Matemática, Engenharias e Tecnologias; Humanidades, Linguagens e Arte; e Ciências Sociais Aplicadas.

A consulta pública estará aberta até o dia 26 de novembro e busca receber “contribuições fundamentadas e circunstanciadas”, de acordo com o CNE. As recomendações deverão ser enviadas por meio eletrônico em formato texto, para o endereço de e-mail cnenovoenem@mec.gov.br. Mobilize sua rede/organização para enviar suas contribuições!

 

 

Últimas