Dia 25 de maio, o Movimento pela Base transmitiu o vídeo ao vivo no Youtube do Movimento pela Base sobre Brincar, BNCC e currículos na Educação Infantil.

Participaram do encontro:
– Beatriz Abuchaim, Gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal;
– Mariana Mickaela Oliveira, Gerente Geral de Articulação da Primeira Infância da Secretaria de Educação do Recife, em Pernambuco;
– Patrícia Lueders, Dirigente Municipal de Educação de Blumenau, em Santa Catarina, e Presidente da Undime região Sul.

Discutimos sobre a importância do brincar para o desenvolvimento de crianças de até 5 anos, como as redes e escolas podem incorporar as brincadeiras em seus currículos e no planejamento dos professores e como lidar com as dificuldades enfrentadas no retorno às aulas presenciais.

A transmissão é uma iniciativa do Movimento pela Base e tem apoio da Undime e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A seguir, veja alguns dos destaques da transmissão:

O brincar no currículo de Educação Infantil em Blumenau (SC)

Patrícia Lueders, Dirigente Municipal de Educação de Blumenau (SC) e Presidente da Undime região Sul, fala sobre como as brincadeiras compõe o documento que orienta a rede. Acompanhe:

Diretrizes, BNCC, desenvolvimento integral, currículos e PPP

Beatriz Abuchaim, Gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, retoma como o brincar aparece nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e BNCC, e como a formação continuada dos professores é essencial para que as orientações sejam compreendidas pelos professores. Assista:

O brincar no currículo de Educação Infantil de Recife (PE)

Mariana Mickaela Oliveira, Gerente Geral de Articulação da Primeira Infância da Secretaria de Educação do Recife, diz que nas escolas de seu município “brincar é coisa séria”! Veja mais:

Pandemia e reorganização da Educação Infantil

Os efeitos da pandemia no desenvolvimento das crianças e a organização das secretarias e escolas foram temas das falas das três participantes. Assista abaixo:

Para acompanhar a transmissão na íntegra, acesse este link.