A implementação do Novo Ensino Médio traz novos desafios e oportunidades para professores, gestores e secretarias ao propor uma nova estrutura de ensino. O estudante passa a ter mais autonomia, podendo escolher o caminho a seguir. Mas sem deixar de receber os conhecimentos essenciais que estão previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

A flexibilidade do Novo Ensino Médio possibilita que o estudante possa se aprofundar em seus interesses por meio dos itinerários formativos. Com a nova estrutura, vêm novos desafios para os profissionais que precisam se adequar para garantir que o Novo Ensino Médio seja implementado com sucesso. 

O Movimento pela Base, para apoiar secretarias, gestores escolares e professores, organizou uma série de materiais produzidos por sua rede de parceiros. O material tem o intuito de ajudar no dia a dia dos profissionais que estão passando pelo processo de implementação do Novo Ensino Médio. A seleção inclui guias, pesquisas, análises, ferramentas e relatos de boas práticas, organizados em três frentes: Implementação, Arquitetura Curricular e Formação.  Clique aqui e acesse o material de apoio.

Capa do material sobre o novo ensino médio

E como lidar com esses novos desafios?

Com a nova estrutura, as secretarias têm a oportunidade de pensar novas formas de organização afinal, as escolas precisarão passar por adequações significativas. É um momento importante para as instituições e para os educadores que têm a possibilidade de organizar as atividades pedagógicas por área de conhecimento, através dos Itinerários formativos. Outro diferencial do Novo Ensino Médio é  o Projeto de Vida, que incentiva os alunos a colocarem seus sonhos e desejos, tanto pessoais quanto profissionais no papel e se organizem para realizá-los.

O sucesso do Novo Ensino Médio depende essencialmente da qualidade de sua implementação. Além disso, é preciso garantir a equidade da oferta em todo o território, com cuidado especial no suporte aos municípios menores, que muita das vezes, possui apenas uma escola dedicada ao ensino dessa etapa.

Tantas mudanças precisam de suporte para que obtenham o êxito desejado. Nesse sentido, o Movimento Pela Base espera que o conteúdo apresentado no documento possa ajudar secretarias, gestores e professores nesta fase de implementação do Novo Ensino Médio. Clique aqui e baixe!