A competência geral Comunicação, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fala da capacidade dos estudantes utilizarem as mais diversas linguagens para se expressar, para trocar experiências, falar de ideias, de sentimentos, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Essa competência dialoga principalmente com a área de Linguagens, mas em termos de prática pedagógica ela pode também ser utilizada e desenvolvida por todos os outros componentes curriculares. É importante incluir no currículo a habilidade dos estudantes de estudarem e entenderem o que os outros dizem, com respeito, com abertura, interesse e curiosidade. 

Também é fundamental que os componentes curriculares da área de Linguagens incluam em seu currículo habilidades relacionadas à capacidade dos estudantes de se expressarem, de utilizarem a linguagem verbal com precisão, com clareza, também a linguagem escrita, bem como de interagirem com diferentes interlocutores, garantindo que aquilo que eles estão dizendo está sendo compreendido pelo receptor.

É necessário também que o currículo preveja habilidades relacionadas à capacidade dos estudantes de debaterem ideias e discutirem com respeito, promovendo realmente o entendimento entre as partes.

Por fim, é fundamental que os currículos, em uma interface entre essa competência e a competência geral Comunicação Digital, prevejam habilidades relacionadas à capacidade de se comunicar em várias linguagens, utilizando todo tipo de mídia, para que os estudantes possam se apropriar da tecnologia como forma de fazer suas ideias se espalharem pelo mundo.

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Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.”

Como podemos ver pelo texto da BNCC, a diversidade de linguagens é uma marca da competência quatro, Comunicação. Ao mesmo tempo que ela incentiva o uso da linguagem verbal (oral e escrita), ela coloca também a possibilidade de trabalhar com a linguagem corporal, visual, sonora e digital, dentre outras. Isso proporciona aos alunos a oportunidade de se expressarem de maneiras variadas, adaptando a sua comunicação ao contexto e ao público-alvo.

Ela também possibilita a abertura para falar sobre respeito à pluralidade, pois, ao promover a comunicação, a BNCC também enfatiza a importância do respeito à diversidade cultural, de opiniões e à pluralidade de ideias. Isso é fundamental para criar um ambiente inclusivo onde os estudantes aprendam a ouvir, compreender e dialogar com diferentes perspectivas.

Essas e outras diretrizes que se podem extrair dessa competência ajudam a formar estudantes capazes de se expressar com clareza e de compreender a comunicação dos outros, habilidades essenciais para sua vida pessoal, acadêmica e profissional.

Para apoiar redes, escolas e professores a compreender as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular e como elas progridem ao longo da Educação Básica, especialistas do Movimento pela Base e do Center for Curriculum Redesign analisaram referências curriculares mapeadas no Brasil e no exterior e criaram um material orientador. Ele detalha as dimensões e subdimensões que compõem cada uma das 10 Competências Gerais da BNCC, indicando como elas podem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Vale frisar que essa é uma divisão didática apenas, para ajudar a construir esse tema de maneira mais clara, pois todas as competências gerais se interrelacionam e não precisam ser desenvolvidas de forma isolada!

Acesse aqui o material completo!

No caso da competência Comunicação, o documento propõe uma dimensão com quatro subdimensões. Veja mais sobre elas abaixo:

Comunicação

  • Escuta 

Compreensão e processamento do que é dito por outras pessoas com atenção, interesse, abertura, ponderação e respeito. 

  • Expressão 

Expressão de ideias, opiniões, emoções e sentimentos com clareza. Compartilhamento de informações e experiências com diferentes interlocutores. Domínio de aspectos retóricos da comunicação verbal com garantia de compreensão do receptor. 

  • Discussão 

Expressão de ideias originais com clareza, conectando-as com as ideias de seus interlocutores e promovendo o entendimento mútuo. Utilização de perguntas/resumos e análise de argumentos e evidências para preservar o foco do debate

  • Multiletramento 

Comunicação por meio de plataformas multimídia analógicas e digitais, áudio, textos, imagens, gráficos e linguagens verbais, artísticas, científicas, matemáticas, cartográficas, corporais e multimodais de forma adequada.

A BNCC destaca que competências gerais da Educação Básica “inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB.”

Na prática, significa que as propostas e as expectativas devem ser adequadas a cada etapa de ensino, garantindo um trabalho constante ao longo de toda a escolarização.

No caso da competência geral Comunicação, por exemplo, as expectativas para um estudante dos Anos Iniciais é que, aos poucos, saiba ouvir e responder a outras pessoas em conversas, que faça apresentações e leitura em voz alta. Mas quando pensamos em um aluno do Ensino Médio, já espera-se que consiga ouvir outras pessoas com atenção, interesse e respeito por suas ideias e sentimentos, além de compreender e processar o que é dito por outras pessoas, com abertura e ponderação.

Essa adequação das expectativas permeia todas as subdimensões da competência 4. No caso de multiletramento, por exemplo, espera-se que o aluno dos Anos Iniciais consiga utilizar a comunicação verbal, textos, gestos, expressões artísticas e ilustrações para se comunicar, enquanto no Ensino Médio já espera-se que se comunique por meio de plataformas multimídia analógicas e digitais mais complexas, utilizando áudio, textos, imagens, gráficos e linguagens artísticas e científicas, matemáticas, cartográficas, corporais e multimodais de forma mais complexa.

Esses são apenas exemplos para mostrar como o tema permeia todas as etapas de ensino e também os componentes curriculares. Vale lembrar que, por ser uma proposta interdisciplinar, há uma infinidade de projetos que podem ser aplicados a depender de cada contexto escolar.

Uma das grandes inovações da BNCC foi promover a aprendizagem significativa, que vai além de apenas decorar fatos ou fórmulas. Essa proposta já vinha sendo defendida há anos na educação e trazer ela à tona nos currículos é uma maneira de colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem.

As competências gerais traduziram essa intenção dentro da BNCC, promovendo Educação Integral, a conexão com o mundo real, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a preparação para o futuro, o fomento ao pensamento crítico e criativo e a promoção da cidadania, dentre outros aspectos.

Aqui no Movimento pela Base construímos um documento bastante prático na compreensão de cada competência e suas subdimensões. Ele mostra que as escolas podem traduzir as competências gerais em atividades que levem em conta os seguintes preceitos:

Para conhecer o material completo, clique aqui!

Você pode se aprofundar mais neste tema com uma seleção de arquivos que separamos a seguir:

Curso online, gratuito e com certificação sobre as Competências Gerais. O curso foi elaborado pela Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Inspirare, e contou com apoio técnico do Movimento pela Base. A ideia é orientar o planejamento de práticas pedagógicas que trabalhem com as Competências ao longo de toda Educação Básica.

Em parceria com a organização  Center for Curriculum Redesign, preparamos a publicação “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”. Com orientações técnicas que trazem boas referências, o documento ajuda a definir alguns marcos, que permitem acompanhar a progressão das competências ao longo dos anos escolares e saber como elas evoluem. 

Produzimos também a série As Competências Gerais no currículo. São 10 vídeos explicando como inserir e trabalhar cada uma das competências gerais nos documentos curriculares. Indicando com que áreas do conhecimento cada uma delas está mais intimamente relacionada, trazendo exemplos de práticas pedagógicas e de que habilidades devem ser inseridas nos currículos, é possível ter uma visão mais concreta de como as competências gerais vão estar presentes na formação dos alunos.

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