O Novo Ensino Médio propõe uma aprendizagem mais significativa e conectada aos desafios do nosso tempo. Ele apresenta um formato mais dinâmico, mais flexível e com maior protagonismo dos jovens. Nesse arranjo, há uma parte comum, cuja referência é a BNCC, e uma parte flexível, organizada em itinerários formativos. Com esse novo desenho, a implementação é ainda mais desafiadora, pois exige alterações estruturais e vai além do alinhamento dos referenciais curriculares e do formato atual.

O Movimento pela Base acredita que existem princípios fundamentais para que o Novo Ensino Médio avance. Há uma grande lacuna entre a proposta do Novo Ensino Médio e a forma como ela vem sendo implementada na prática. Ainda assim, consideramos que a nova estrutura, embora desafiadora, aponta na direção certa para garantir aos jovens uma educação mais significativa, interessante e que oferece mais protagonismo e opções de futuro. Para nós, alguns princípios fundamentais e inegociáveis presentes nessa nova estrutura são: 1) A existência de aprendizagens essenciais, que têm como referência a BNCC. 2) A flexibilização, ou seja, a possibilidade de os jovens escolherem caminhos e aprofundamentos convergentes com seus talentos e vocações. 3) a ampliação da jornada escolar e 4) a integração com o mundo do trabalho. Entre os pontos de maior atenção da implementação, destacamos a forma desigual como o processo avança entre estados, a falta de normativas claras e de uma coordenação nacional que direcionem o trabalho de secretarias e escolas.

Indicadores

Veja informações sempre atualizadas sobre currículos e regulamentações para a implementação, com gráficos, mapas e tabelas criados pela nossa equipe a partir de dados dos estados.
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Histórico de alinhamento dos referenciais curriculares estaduais

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Panorama da construção curricular

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Dados atualizados em: 18/02/2024 | Acesse a nota técnica sobre os dados

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