O Observatório

É uma plataforma pública com foco em dar visibilidade ao avanço da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio nas redes e nas políticas nacionais.

Objetivo

O Observatório da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio foi idealizado como uma ferramenta para dar  transparência ao processo de implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio. Para isso, reunimos informações, dados e análises que mostram como caminha o alinhamento de políticas estruturantes: desde a reelaboração dos currículos municipais e estaduais aos editais do PNLD, formação de professores, matrizes das avaliações e outras ações de apoio e indução à implementação. Apresentamos ainda relatos de pessoas que participam da implementação em diversos níveis – das secretarias estaduais à sala de aula – e que, dia a dia, ajudam a consolidar essa política pública tão fundamental para garantir mais qualidade e equidade na educação.

Parceiros

O Observatório da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio é uma iniciativa do Movimento Pela Base, com apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede).

Coleta de dados e atualizações

O Observatório conta com uma seção denominada “Indicadores”. Nessa seção há painéis com dados sobre o alinhamento dos referenciais curriculares das redes estaduais e municipais para as etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e também sobre a implementação do Novo Ensino Médio pelas secretarias estaduais de educação. As fontes dos dados sobre o alinhamento dos referenciais curriculares incluem os diários oficiais dos estados e municípios, materiais de divulgação das secretarias de educação e informações compiladas pela Uncme e Undime. Para os dados sobre o Ensino Médio, além dessas fontes, usamos informações compiladas pela Frente de Currículo e Novo Ensino Médio do Consed. Essas informações são coletadas de maneira contínua e atualizadas no Observatório periodicamente.