Panorama da Implementação do Novo Ensino Médio

Dados atualizados em: 10/08/2022 | Acesse a nota técnica sobre os dados

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27 estados com referenciais curriculares aprovados e homologados

AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

A construção dos novos currículos

A (re)elaboração dos currículos de referência começou em 2019, depois da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a etapa do Ensino Médio. Os referenciais costumam trazer orientações para as escolas públicas e privadas de cada unidade federativa. Por isso, devem passar por consultas públicas e ser enviados para aprovação dos Conselhos de Educação. No Novo Ensino Médio, os currículos são formados pela BNCC e por itinerários formativos. Nesse arranjo, a BNCC é a referência para a parte comum e obrigatória a todos os estudantes: a formação geral básica. Já os itinerários formativos são a parte flexível, que os jovens poderão escolher cursar de acordo com seus interesses e a capacidade de oferta das redes e escolas. Pela lei, a formação geral básica deverá corresponder a no máximo 1.800 horas do Novo Ensino Médio, que terá carga horária mínima total de 3.000 horas.

Panorama da construção curricular

Referencial curricular aprovado e homologado 27 estado(s)

Referencial curricular aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), aguardando homologação ou publicação* 0 estado(s)

Referencial curricular enviado para aprovação do CEE 0 estado(s)

*para casos sem homologação prevista após aprovação pelo CEE.

Fonte: Secretarias Estaduais de Educação, Conselhos Estaduais de Educação e Ministério da Educação

Histórico de alinhamento dos referenciais curriculares estaduais

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Fonte: Secretarias Estaduais de Educação e Conselhos Estaduais de Educação

Andamento das ações de construção curricular

  • Ação concluída
Consulta pública do referencial curricular
Revisão final do referencial curricular
Envio do referencial curricular para aprovação do CEE
Homologação do referencial curricular
AC
AL
AP
AM
BA
CE
DF
ES
GO
MA
MT
MS
MG
PA
PB
PR
PE
PI
RJ
RN
RS
RO
RR
SC
SP
SE
TO

Fonte: Secretarias Estaduais de Educação, Conselhos Estaduais de Educação e Ministério da Educação

Consulta pública do referencial curricular

Concluída em
27 estados

Revisão final do referencial curricular

Concluída em
27 estados

Envio do referencial curricular para aprovação do CEE

Concluída em
27 estados

Homologação do referencial curricular

Concluída em
27 estados

Fonte: Secretarias Estaduais de Educação, Conselhos Estaduais de Educação e Ministério da Educação

Média da carga horária da formação geral básica e dos itinerários formativos

Cálculo feito a partir da análise do referencial curricular e de normativas de 14 estados: AM, DF, ES, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RR, RS, SC, SP. Válido a partir de 2022.

  • Formação geral básica
  • Itinerários formativos
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Distribuição da carga horária

Total de horas para formação geral básica e itinerários formativos nos três anos da etapa, a partir de 2022, conforme previsto nos referenciais curriculares estaduais, considerando a oferta em escolas de tempo regular.

  • Formação geral básica
  • Itinerários formativos
  • Sem informação ou currículo não homologado
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Para saber sobre a situação em um estado e acessar seus documentos normativos, faça sua escolha abaixo

Baixe relatórios completos sobre os processos de alinhamento dos currículos, selecionando:

Estado
Frente de implementação