Redes de EI e EF

4 materiais para implementar a BNCC – e usar na Semana Pedagógica!

Educação InfantilEnsino FundamentalMateriais de apoio

 

2020 é o ano em que a BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, chega às escolas para as etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Isso significa que, além de planejarem o ano letivo a partir dos currículos alinhados à BNCC, as escolas devem aproveitar as Semanas Pedagógicas para rever seu Projeto Político Pedagógico, o PPP, e também organizar a formação de professores à luz da Base.

Para apoiar diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores nesta jornada, selecionamos alguns materiais que ajudam a entender como a proposta da BNCC se concretiza na prática. Confira:

 

1.Guia para Gestores Escolares

BNCC para Gestores Escolares

Orientações para ajudar diretores e coordenadores pedagógicos a liderarem os processos de revisão dos PPP’s e de planejamento da formação dos professores à luz da BNCC.

2.Guia de professores

O que é a BNCC? O que ela não é? Como colocá-la em prática no dia a dia da escola? Este guia foi pensado para esclarecer as principais dúvidas dos professores em relação ao documento, dar uma ideia do que a BNCC propõe para as aprendizagens e o desenvolvimento dos estudantes além de apontar os caminhos para a implementação.

 

3. Caminhos para a Educação Integral: Princípios e orientações para a implementação da educação integral

BNCC Educação Integral

O coração da BNCC são as 10 Competências Gerais, que materializam a proposta de desenvolvimento integral dos estudantes. Este documento traz princípios e orientações sobre como colocar em prática os princípios da educação integral em cinco frente: território, políticas públicas, escolas, professores e estudantes.

 

4.Currículos alinhados à BNCC: qual é o papel da escola?

BNCC Currículos Alinhados

Apresentação de slides para ajudar gestores escolares a conduzirem uma conversa com os professores sobre as competências e habilidades estipuladas pela BNCC e sobre o que vai mudar na escola a partir da implementação.

 

+ EXTRA: Campos de experiências na Educação Infantil

BNCC na Educação Infantil

Drive com materiais que ajudam a entender e trazer para a prática das creches e pré-escolas a organização curricular por Campos de Experiências.

 

Para acessar outros materiais que ajudam a entender e aplicar a BNCC, navegue no Banco de Informações e práticas do Movimento Pela Base: http://movimentopelabase.org.br/na-pratica