Na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, a educação desempenha um papel fundamental na desconstrução do racismo arraigado em nossas estruturas sociais.

Com a proximidade do Dia da Consciência Negra, diversas iniciativas têm disponibilizado materiais valiosos para apoiar esse processo. Confira alguns deles:

1. E-book Educação Antirracista: o que é e como colocar em prática

A educação antirracista existe para dar visibilidade ao debate, para proteger as crianças e adolescentes do racismo e garantir que todos e todas tenham garantido seu direito desenvolvimento integral.

Seguindo o nosso compromisso com a diversidade e com a garantia dos direitos de aprendizagem de todas as crianças e adolescentes,  o Movimento pela Base elaborou um e-book compilando 35 materiais indicados por especialistas para colocar em prática em sua escola ou rede.

Baixe: E-book Educação Antirracista: o que é e como colocar em prática

2. Livro Escola para Todos: promovendo uma educação antirracista

Desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo, o  livro digital  “Escola para Todos: promovendo uma educação antirracista” é uma fonte rica em informações, abordando desde a ambiência racial até o papel do professor na efetivação da Lei nº 10.639. Além disso, oferece planos de aula comentados para orientar educadores na abordagem do tema de forma prática e inspiradora.

A publicação digital propõe uma jornada prática, com exemplos reais e inspiradores para educadores promoverem ações antirracistas com os estudantes.

Acesse: Escola para Todos: promovendo uma educação antirracista

3. Análise: ENEM mais desigual requer atenção dos gestores

Um estudo recente, apoiado pelo Instituto Unibanco, revelou dados significativos sobre o desempenho no Enem, destacando a persistência das desigualdades raciais no ambiente educacional.

Cientes do peso do fator étnico-racial como principal fator da desigualdade brasileira, os pesquisadores compararam grupos raciais distintos dentro da escola pública e da escola privada.

Esse material ressalta a importância de considerar o fator étnico-racial ao abordar a desigualdade no ensino público e privado.

Confira: ENEM mais desigual requer atenção dos gestores

4. Seleção de Conteúdos sobre Educação Antirracista

A Nova Escola preparou uma seleção especial de materiais para sala de aula sobre relações étnico-raciais para educadores de todas as etapas de ensino.

Além do e-book Guia para construir uma escola para todos, a seleção inclui reportagens sobre racismo ambiental, a inclusão das culturas afro-brasileiras e indígenas em diferentes componentes curriculares e o papel do professor branco na prática antirracista. Trazendo ainda mais concretude, há também 40 planos de aula alinhados a BNCC para trabalhar o tema com os alunos.

Acesse: Seleção de Conteúdos da Nova Escola

5. Análise: Livros de autores negros e mulheres passam a cair mais no vestibular

A Folha de São Paulo realizou uma análise histórica das leituras obrigatórias nos vestibulares, destacando mudanças notáveis na representatividade de autores. Isso inclui uma transição de uma maioria de autores brancos para uma lista mais inclusiva, com uma representatividade maior de escritores negros e mulheres, refletindo uma abordagem mais diversificada e representativa nos vestibulares das principais universidades.

Confira: Livros de autores negros e mulheres passam a cair mais no vestibular