Por Hugo Bovareto, Analista de Inteligência de Dados

Entre os dias 17 e 19 de outubro, estive em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para um importante passo no monitoramento da implementação da BNCC nas escolas brasileiras. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do MS (SED-MS), visitei 5 escolas da rede estadual para aplicar um pré-teste de um questionário que, no futuro, pretendemos que seja aplicado em todas as redes de ensino do país. Após discussões internas no Movimento, chegamos a uma versão preliminar que buscava entender a implementação da Base em 4 eixos: Currículo, Formação de Professores, Materiais Didáticos e Avaliações de Aprendizagem. Com a versão preliminar em mãos, precisávamos entender o que os respondentes – coordenadores pedagógicos e equipe gestora das escolas – achavam sobre o instrumento. Assim foi feito e as conversas e contribuições foram muito valiosas para que pudéssemos propor algo mais alinhado às atividades e expectativas das escolas.

Apesar de cada escola possuir alunos com desempenho pedagógico e perfis socioeconômicos diferentes, as conversas foram igualmente ricas. A partir das contribuições foi possível notar que o instrumento ainda carecia de esclarecimento de muitos termos técnicos, abordagem de novas temáticas e maior objetividade e clareza de enunciados e opções. Todos os pontos estão sendo discutidos e mais atores importantes estão sendo escutados para melhoria da ferramenta.

Além dos comentários sobre o instrumento de pesquisa, também foi muito importante ouvir os relatos dos gestores sobre as formas como a Base vem sendo implementada. Apesar das dificuldades, todos demonstraram conhecimento sobre a política e ações concretas para adequação dos processos pedagógicos ao novo referencial curricular da rede.

Saio dessa experiência inspirado, com um pouco mais de conhecimento sobre a realidade das escolas e esperançoso com o futuro da política para nossos alunos.

Agradeço imensamente a disponibilidade da SED-MS e das escolas em dedicar um tempo precioso para melhoria de nosso instrumento de monitoramento. Com certeza as sugestões e observações coletadas serão extremamente úteis para uma ferramenta de monitoramento mais adequada às realidades das escolas e consequentemente, a partir dela, teremos um panorama mais realista da implementação da BNCC no território nacional, sempre na busca de uma educação integral e de qualidade, direito de todas as crianças e jovens brasileiros.

 

Hugo Bovareto, Analista de Inteligência de Dados

Responsável pelas atualizações de monitoramento do Observatório e análises e visualizações de dados para suporte à tomada de decisão da organização.