Quem atua na área da educação sabe que quanto mais próximos da escola são os responsáveis, melhor é o desempenho dos estudantes. Mas como fazer isso acontecer no dia a dia escolar? Para ajudar educadores, gestores e redes de ensino a pensar nessa questão, desenvolvemos um guia com 29 boas práticas de comunicação entre escolas e famílias.

Gratuito, o material foi criado a partir de uma pesquisa desenvolvida pela Addere – Consultoria em Políticas Públicas, e encomendada pelo Instituto Movimento pela Base. O objetivo é apoiar as escolas brasileiras no desenvolvimento de comunicações mais efetivas com mães, pais e demais pessoas responsáveis.

Assim, busca-se aproximar os(as)responsáveis da comunidade escolar, com o intuito de ampliar o apoio parental no processo de aprendizagem das crianças e das(os) adolescentes e envolvê-los  nas dinâmicas e processos da escola.

Baixe agora seu Guia de boas práticas para comunicação entre escolas e responsáveis

Por que engajar famílias no processo de aprendizagem?

O guia oferece evidências, insights e dicas de como desenvolver uma abordagem de comunicação empática e acolhedora com as famílias, pautando-se nos resultados coletados durante a pesquisa.

Alguns desses resultados mostram, por exemplo, que o acompanhamento e a participação de pais, mães e responsáveis na vida escolar dos estudantes afeta positivamente seu desempenho, com melhores resultados nos índices educacionais, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Além disso, o apoio adicional dos responsáveis no processo de aprendizagem reforça e complementa a educação, estreitando os laços entre famílias e escolas.

Como pode ser feita a comunicação com as famílias?

O guia mostra que, para ser eficiente, a comunicação entre escolas e famílias precisa contar com três dimensões essenciais, que envolvem pensar as estratégias de como chegar na família, identificar o melhor formato de comunicação e criar conteúdos adequados ao público:

Nesse sentido, o e-book divide as recomendações de boas práticas em ações que ajudam a engajar; tornar a escola um ambiente mais inclusivo; comunicar o que os estudantes vão aprender e qual é o papel dos responsáveis; e apoiar as famílias.

Também mostra dicas de como simplificar a linguagem, tornando as comunicações enviadas às famílias mais acessíveis e descomplicadas. 

Por fim, o material destaca três exemplos de boas práticas desenvolvidas em escolas de Pará, Pernambuco e São Paulo, dando uma dimensão de como esse trabalho pode oferecer resultados a toda comunidade escolar.

Baixe agora seu Guia de boas práticas para comunicação entre escolas e responsáveis

 

Últimas

Programa Impulso capacita lideranças públicas para fortalecer a educação brasileira

Formação gratuita do Ensina Brasil foca em gestores que coordenam equipes e projetos em secretarias de educação  O Ensina Brasil abriu inscrições para a edição 2026 do Programa Impulso, uma formação intensiva e gratuita voltada a lideranças públicas que atuam na educação básica. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade de gestores que estão na linha de frente da implementação de políticas educacionais, com foco na promoção de equidade e no aumento da presença de mulheres e pessoas negras em posições estratégicas.  As inscrições seguem abertas até 27 de abril e podem ser realizadas em grco.de/impulso-2026.  Para quem é o programa  O Impulso é destinado a profissionais que ocupam posições de gestão no setor público educacional — como Chefes de Divisão, Diretores de Departamento ou Coordenadores de Área — em redes municipais, estaduais ou federais.  Os requisitos para participação são: ter atuado por pelo menos um ano em escolas públicas (como professor(a) ou gestor(a)); estar atualmente em cargo de gestão que coordena equipes e projetos; e desejar ampliar sua atuação institucional.  A turma terá 100 participantes, com compromisso de garantir 50% de mulheres e 50% de pessoas negras entre os selecionados.  Uma jornada de seis meses  O programa acontece ao longo de seis meses, em formato híbrido, combinando encontros presenciais em São Paulo e módulos online. Ao todo, são 80 horas de formação distribuídas em dois encontros presenciais de três dias em São Paulo (junho e dezembro), seis módulos online e encontros mensais de…