Temas como inovação, inclusão e sustentabilidade são o foco dos mais de 400 projetos desenvolvidos por alunos de 56 instituições de educação profissional e tecnológica espalhadas pelo Brasil que se apresentam entre os dias 26 e 28 de novembro da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
O objetivo do evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), é oferecer oficinas, seminários, encontros, mesas e palestras para estudantes, professores e público geral. As ações destacam principalmente iniciativas em EPT que envolvem tecnologias 3D, prototipagem, aplicativos, simuladores, jogos, educação assistiva e inclusiva, inteligência artificial, robótica, cidades inteligentes, drones, realidade virtual, entre outros avanços tecnológicos.
Temas como empreendedorismo, assistência técnica, desenvolvimento sustentável também fazem parte das atividades. Os debates abordam ainda o papel da educação no contexto da transição para economia verde, com a formação de trabalhadores para “ocupações verdes”, ou seja, profissionais que possam ser responsáveis por implementar tecnologias e executar processos ambientalmente sustentáveis.
Educação Profissional e Técnica e BNCC
A Educação Profissional e Técnica (EPT) é uma modalidade de ensino prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sua finalidade é proporcionar uma formação geral ao estudante e o preparar para o mundo do trabalho. Atualmente, é oferecida no Ensino Médio e Superior, podendo constituir um itinerário formativo contínuo de aprendizagem ao longo da vida.
Sua oferta busca promover uma habilitação profissional de qualidade e deve ser organizada, planejada e desenvolvida a partir das diretrizes nacionais da EPT, indicadas na Resolução 1/21 do CNE/CP). No Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao estabelecer as competências e habilidades essenciais que os estudantes devem desenvolver, reconhece a importância da EPT, especialmente no itinerário formativo de Formação Técnica e Profissional, parte integrante do Novo Ensino Médio.
O Ensino Médio articulado à EPT também é um dos quatro pilares inegociáveis do Ensino Médio defendidos do Movimento pela Base, pois permite a aproximação da educação regular com o mundo do trabalho é um anseio e um sonho dos jovens. Além disso, pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostra que 95% dos jovens acham que um curso profissionalizante é relevante para alcançar seus objetivos de vida.
Nesse sentido, a EPT promove uma educação que prepara os jovens tanto para seguir para a educação superior quanto para o mercado de trabalho. Contudo, embora tenha um grande papel de destaque para a formação profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho, a EPT ainda é a opção escolhida pela minoria dos jovens brasileiros. De acordo com o MEC, dentre as cerca de 9 milhões de matrículas no Ensino Médio no Brasil em 2019, apenas 21,3% corresponderam a cursos técnicos e magistério.
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