Redes de EI e EF

Trabalho coletivo em Canarana (MT) para priorizar objetivos e habilidades

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A secretaria de educação de Canarana, em Mato Grosso, tem procurado apoiar os professores da rede municipal na organização de seus planejamentos durante e após a pandemia. Elaine Noeli Elsenbach, técnica da secretaria e embaixadora da BNCC, acompanhou esse trabalho de perto: os educadores do Ensino Fundamental e seus gestores devem traçar os objetivos de aprendizagem dos estudantes para cada semana, selecionar as habilidades essenciais a serem abordadas e fazer propostas articuladas com uma progressão ano a ano. As informações são organizadas em planilhas e ficam disponíveis aos professores, que consultam os objetivos e habilidades registradas e montam as propostas das aulas. 

Essa iniciativa deu maior protagonismo para os docentes, além de possibilitar maior equidade na rede, já que todos têm objetivos de aprendizagem comuns e são apoiados na BNCC e no currículo de Mato Grosso. “Os educadores ficaram envolvidos na discussão das habilidades focais, aprofundaram seus conhecimentos sobre elas e dialogaram com outras escolas da rede para refinar os critérios para a definição dos objetivos. Notamos maior confiança entre os profissionais dos diferentes segmentos, o estreitamento de laços entre equipes gestoras, equipes pedagógicas e professores. Os desafios que antes eram apresentados para a secretaria agora são compartilhados com o próprio grupo e resolvidos coletivamente, o que tem sido muito produtivo”, diz a embaixadora. 

Para deixar a equipe técnica, gestores e professores preparada para esse processo, a secretaria organizou formações sobre como estruturar objetivos, de que forma priorizar habilidades, fazer coleta das evidências de aprendizagens, planejar aulas remotas e fortalecer a equipe gestora. “Considero que, mesmo com a pandemia, avançamos bastante na implementação da BNCC. Agora os professores têm melhor compreensão do que está nos documentos orientadores, como colocá-los em prática, e de que forma garantir a progressão das atividades. Isso provocou nos profissionais a necessidade de aperfeiçoar entendimentos e o desejo de ver resultados e buscar evidências sobre a aprendizagem, o que é muito produtivo.”

 

Plano de Ação

O plano de ação de Elaine tem como objetivo apoiar os professores da rede municipal na organização de seus planejamentos: coletivamente, traçam os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e selecionam as habilidades essenciais. Leia o que a embaixadora leva em conta para alcançar seus objetivos:

  1. Realização de encontros com as equipes gestoras para apoio na definição das habilidades e objetivos;
  2. Organização da formação continuada dos profissionais da educação, durante 20 semanas, para construção, elaboração e condução das ações pedagógicas com foco na Implementação BNCC e do currículo do Mato Grosso;
  3. Reuniões de trabalho com gestores e equipe dos núcleos responsáveis por elaborar atividades remotas e avaliações, para alinhamento do processo de mediação e do planejamento das atividades pedagógicas;
  4. Estudos com os professores, por etapa atendida, para definição e agrupamento das habilidades;
  5. Discussão e seleção dos gêneros textuais trabalhados semanalmente.

        

Veja também: 

Reportagem sobre o trabalho da embaixadora

Vídeo em que Elaine participou

Indicadores de EI/EF de Mato Grosso

Indicadores de EI/EF de Canarana

Vídeo em que a embaixadora participou, no encontro dos embaixadores

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