Flexibilização curricular, adequação dos projetos políticos pedagógicos e materiais didáticos, avaliações na retomada às aulas e uso dos currículos alinhados à BNCC foram os temas abordados na transmissão ao vivo sobre volta às aulas e a implementação dos currículos alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental. O vídeo, realizado dia 2 de fevereiro pelo Movimento pela Base, teve a participação de:
- Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP);
- Roberta Panico, diretora executiva da Comunidade Educativa Cedac;
- Vera Von Kriger, técnica da Secretaria de Almirante Tamandaré (PR).
O diálogo pode ser acompanhado na íntegra neste link do Youtube do Movimento pela Base. A seguir, veja alguns dos destaques da transmissão:
BNCC, currículo e implementação desses documentos
Luiz Miguel Martins Garcia ressalta a importância da Base Nacional Comum Curricular e dos currículos para demarcar dos direitos de aprendizagem dos alunos. “Agora os gestores precisam organizar a atualização dos projetos políticos pedagógicos nas escolas e realizar a formação de professores para possibilitar a recuperação e recomposição da aprendizagem de todos os estudantes”:
A flexibilização curricular no retorno às aulas e o Guia de implementação dos currículos
Roberta Panico relembra que a flexibilização curricular não é uma novidade nas escolas, mas devido à pandemia, o processo tem suas particularidades. Ela lembra que os currículos continuam os mesmos, mas no contexto da pandemia é importante pensar em como flexibilizá-los, conforme as condições em que se encontram os estudantes. Para flexibilizar, é importante seguir ou elaborar normativas e orientações que respaldem essas mudanças, considerar o planejamento do continuum curricular, realizar a priorização curricular, repensar os tempos e espaços de aprender e ensinar, utilizar as avaliações diagnósticas para verificar as aprendizagens, considerar recursos financeiros e humanos, pensar no acolhimento ao longo do ano e, para tudo isso, garantir a segurança na saúde de todos.
A partir do 5:28 do vídeo abaixo você conhece o Guia de implementação dos currículos alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental, iniciativa do Movimento pela Base, em parceria com a Undime, com realização técnica da Comunidade Educativa Cedac. Para baixá-lo, clique aqui. Para assistir, veja abaixo:
Diálogo entre secretaria e escolas e o continuum curricular em 2022
Vera Von Kriger explica de que forma deve ser feito o diálogo entre secretaria e escolas para garantir que o currículo seja de fato incorporado na rotina e como o continuum curricular, elaborado em 2021, será contemplado desde o início das aulas presenciais de 2022. Acompanhe:
Preparativos para o retorno às aulas: avaliações e planejamento
Luiz Miguel Martins Garcia fala sobre a importância de um processo avaliativo permanente e que apoie o planejamento do professor, e da realização de atividades complementares. Assista:
Adequação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e materiais didáticos
Luiz Miguel Martins Garcia afirma que tanto os PPP quanto os materiais didáticos devam ser construídos coletivamente com as equipes de escolas e refletirem as realidades atuais. Veja abaixo: