Redes de EI e EF

Volta às aulas e busca ativa escolar: destaques do vídeo

Ações na pandemiaBoas práticasCurrículos de EI e EFNotícias

Dia 8 de março, o Movimento pela Base realizou uma transmissão de vídeo ao vivo sobre volta às aulas e busca ativa escolar.

Discutimos sobre retorno das aulas presenciais, necessidade de garantir o acesso à escola e a aprendizagem de todos, além de questões sobre saúde mental e acolhimento. O vídeo pode ser conferido na íntegra neste link do Youtube.

Participaram do encontro: Carolina Campos, Diretora Executiva do Vozes da Educação; Júlia Ribeiro, Oficial de Educação do Unicef Brasil e Raquel Franzim, Diretora de Educação e Culturas Infantis do Instituto Alana.

Veja os destaques da transmissão:

 

Currículos alinhados à BNCC

Qual o papel do currículo alinhado à BNCC neste momento? Como considerar o vínculo com os estudantes, a parceria com as famílias e a recomposição (ou recuperação) das aprendizagens, como um compromisso permanente, desde já? Veja a fala de Raquel Franzim, Diretora de Educação e Culturas Infantis do Instituto Alana. Assista:

Levantamentos sobre variante ômicron e saúde mental

Carolina Campos, Diretora Executiva do Vozes da Educação, aponta as lições de levantamento internacional de boas práticas de saúde mental escolar feito pelo Vozes da Educação em janeiro de 2022 (veja aqui)  https://bit.ly/pesquisa-saude-escolar e sobre o “Levantamento Internacional de Retomada das Aulas presenciais” sobre a variante ômicron  https://bit.ly/pesquisa-variante

As desigualdades que têm sido intensificadas

Em novembro de 2020, o Unicef informou que havia mais de 5 milhões de estudantes sem acesso à educação – número semelhante ao que tínhamos no Brasil no início dos anos 2000. Julia Ribeiro, Oficial de Educação do Unicef Brasil, afirma que mesmo com os esforços das redes durante a pandemia, as aprendizagens dos estudantes não conseguiriam ser garantidas para todos. Assista:

 

Leia também: “Crianças e adolescentes têm acesso aos seus direitos se estão na escola”

Leia também: “Em defesa das crianças e da escola: o problema do ensino domiciliar”

 

Busca Ativa Escolar: agora e ao longo do ano

Julia Ribeiro, Oficial de Educação do Unicef Brasil, explica que as crianças que não estavam na escola ou que perderam o vínculo durante a pandemia precisam ser identificadas, compreendidas as causas de exclusão, acionadas políticas intersetoriais para serem matriculadas e se mantenham na escola. A Busca Ativa Escolar, iniciativa do Unicef, Undime e parceiros, pode ser acessada aqui. Leia também as recomendações da Uncme citadas em sua fala sobre a importância de garantir matrículas também ao longo do ano. Veja:

Acolhimento dentro da escola como parte das políticas públicas

Os efeitos da pandemia podem ser prolongados e silenciosos. O direito ao desenvolvimento integral previsto na Lei das Diretrizes e Bases, na BNCC e no Estatuto da Criança e dos Adolescentes, prevê o uso dos espaços de forma intencional. É isso o que diz Raquel Franzim, Diretora de Educação e Culturas Infantis do Instituto Alana, que fala sobre a importância dos espaços ao ar livre, não como um cenário, mas para a interação. Além disso, Raquel reforça que ainda temos desafios estruturais nas escolas, e que isso não pode ser mantido, e que o retorno às aulas das crianças, com vacinação, é essencial. Veja aqui o link de dois materiais indicados em sua fala: este e este. Acompanhe:

 

 

Últimas