No dia 8 de dezembro, mais de 5.200 pessoas participaram online do Seminário de 2 anos da BNCC da Educação Básica, organizado pelo Movimento pela Base (assista na íntegra). O evento marcou o aniversário de aprovação do documento promovendo debates sobre os avanços, dificuldades e perspectivas para a implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio.
“A BNCC é uma oportunidade para apoiar que a escola se torne ainda mais conectada com uma sociedade desafiadora e dinâmica. De formar jovens para a diversidade e para o olhar crítico.” Alice Ribeiro, Secretária-Executiva do Movimento pela Base
Na abertura, uma emocionante retrospectiva reuniu depoimentos de grandes nomes da educação que contribuíram para o processo de construção do documento, incluindo os ex-Ministros da Educação Renato Janine e Mendonça Filho, e o ex-Secretário de Educação Básica, Manuel Palácios, além de gestores, professores, alunos e representantes de organizações do terceiro setor. Cecília Motta, presidente do Consed, e Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime, também deram as boas-vindas e ressaltaram a importância do documento.
“Com a BNCC, ficou mais fácil para nós, gestores públicos, definir o que é essencial para a aprendizagem nesse momento de pandemia.” Cecília Motta, Presidente do Consed
A Secretária Executiva do Movimento Pela Base, Alice Ribeiro, lançou oficialmente o Observatório da Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, com a participação de Manoel Humberto Gonzaga Lima, presidente da Uncme, e a deputada federal Luisa Canziani, membro-titular da Comissão de Educação e da Coalizão Parlamentar pela Educação.
Em seguida, Rossieli Soares, Secretário Estadual de Educação de São Paulo e ex-Ministro da Educação, Kátia Schweickardt, Secretária Municipal de Educação de Manaus (AM), e o professor Luiz Felipe Lins, vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2020, participaram do painel A BNCC e o Novo Ensino Médio encontram seu caminho em 2020. O debate teve a mediação de Hélio Dahrer, Coordenador da BNCC em Mato Grosso do Sul, e rendeu discussões interessantes sobre os avanços da BNCC até aqui, o cotidiano da implementação e o impacto nas secretarias e redes.
“A BNCC vai se tornar cada vez mais fundamental para os municípios com dificuldade de garantir a aprendizagem mínima de seus alunos na pandemia.” Kátia Schweickardt, Secretária Municipal de Educação de Manaus (AM)
“Nós, professores, precisamos pensar em que tipo de cidadão queremos formar para então pensar no que vamos trabalhar com os estudantes em sala de aula.” Luiz Felipe Lins, vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2020
“Ainda vamos levar de 5 a 10 anos para consolidar o processo de implementação da BNCC. Este é um processo longo.” Rossieli Soares (Secretário Estadual de Educação de São Paulo
No último painel, O futuro da BNCC: Recomendações a partir das evidências e da experiência internacional, Dave Peck, consultor internacional e especialista em políticas curriculares, da Align.Ed, e Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Educação, falaram sobre as perspectivas a respeito da revisão do documento e a necessidade de monitoramento para garantir a eficácia da implementação.