28 de abril é o Dia da Educação. E nada mais justo do que usar esta data para lembrar da importância dos documentos curriculares.
No processo de implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, o alinhamento dos currículos é o primeiro passo para garantir a aprendizagem dos estudantes e a construção de um sistema mais articulado e coerente. É a partir dos currículos que as redes e instituições de ensino devem planejar suas políticas pedagógicas – desde a formação de professores, a escolha do material didático, o desenvolvimento dos processos de avaliação formativa e somativa até a elaboração da própria proposta pedagógica.
Em meio ao cenário instaurado pela pandemia de Covid 19, os novos currículos alinhados à BNCC se tornaram ainda mais importantes. A partir deles, redes e escolas devem planejar a flexibilização curricular, definindo a priorização das aprendizagens e reorganizando os calendários. Nesse sentido, os Mapas de Foco, que ajudam na priorização das aprendizagens a partir das habilidades propostas na BNCC, são uma ferramenta importante para a flexibilização curricular. E a plataforma Aprendendo Sempre, que traz uma curadoria de conteúdos e soluções para promover a aprendizagem durante a pandemia, tudo alinhado à BNCC, também pode apoiar gestores, professores e famílias a garantir os direitos de aprendizagem indicados nos novos currículos.
Confira a análise sobre BNCC, pandemia, continuum curricular e flexibilização das aprendizagens
Mas o que faz de um currículo um bom currículo?
O especialista em currículos, Dave Peck, Consultor de Educação e Diretor da AlignEd International, aborda em quatro vídeos curtos os pontos-chave para garantir o alinhamento dos currículos à BNCC e uma implementação de sucesso do documento. Confira:
Alinhamento – a importância do currículo como referência para formação de professores e avaliação
Mentalidade – a mudança de padrão necessária para que os professores consigam trabalhar com os novos currículos
Monitoramento – a necessidade de avaliar e monitorar constantemente o currículo para garantir a efetividade da implementação
Desafio – o que é necessário para que os novos currículos gerem impacto em todas as esferas: municipais, estaduais e nacional
O alinhamento dos currículos à BNCC
A partir da aprovação da BNCC para etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em dezembro de 2017, os estados deram início ao processo de reelaboração de seus referenciais curriculares, em regime de colaboração com os municípios. Em 2019, todos os 27 referenciais curriculares haviam sido alinhados à BNCC. E desde então, os municípios estão em processo de regulamentação de seus documentos curriculares, a partir de três caminhos possíveis:
- Aderir ao referencial curricular estadual;
- Realizar adaptações no documento referencial estadual;
- Elaborar um documento próprio.
Saiba mais sobre o processo de regulamentação dos novos currículos acessando o Guia das Regulamentações
Atualmente, há 4.576 currículos municipais homologados e outros 867 em construção na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
E na implementação do Novo Ensino Médio, 20 estados já enviaram seus referenciais para aprovação dos respectivos Conselhos Estaduais de Educação, sendo que oito deles já foram homologados.
Acompanhe o avanço da regulamentação dos currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Acompanhe o avanço dos referenciais curriculares do Novo Ensino Médio
Vale lembrar que é a partir dos novos currículos que as escolas devem reelaborar seus projetos político pedagógicos, os documentos que devem condensar os valores e a identidade das instituições de ensino, definir as metodologias a serem utilizadas e orientar o trabalho dos professores. Neste dia da Educação, celebremos os currículos!