Para orientar o trabalho dos professores com os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Piauí, Gabriela Santos Oliveira Rodrigues foi uma das redatoras do texto de Língua Inglesa presente no currículo estadual, documento que recebeu contribuições de profissionais de todo o estado por consulta pública. Gabriela atua na área da educação há 12 anos, é técnica da secretaria estadual de educação do Piauí desde 2018 e uma das participantes do Programa de Embaixadores da BNCC (saiba mais sobre essa iniciativa do Movimento pela Base no final da página).

Ela conta que o referencial curricular do Piauí para Educação Infantil e Ensino Fundamental foi construído em 2018 em regime de colaboração entre rede estadual e representantes dos 224 municípios – e homologado em 2019. Nesse mesmo ano, as formações para os educadores retomavam as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e foram iniciadas as discussões sobre o currículo. Entre os temas abordados, estavam metodologias ativas, prática na sala de aula e trabalho colaborativo. 

Gabriela era supervisora de gestão, organizando a logística, supervisionando as pautas pedagógicas e atendendo às solicitações dos municípios. Funcionava assim: dois profissionais de cada município se deslocavam até Teresina e participavam dos encontros. De volta às suas localidades, promoviam formações com coordenadores pedagógicos, diretores e professores para abordar os assuntos tratados na capital. Também havia uma plataforma com vídeos e conteúdos para auxiliar os participantes, servindo como material complementar dos encontros presenciais e reforçando os aprendizados. “Aqueles educadores que participavam do curso presencial acessavam a plataforma, preenchiam o simulado e recebiam um certificado: foram 16 mil participantes”, conta Gabriela. 

As escolas da rede estadual estão fechadas desde março de 2020 e as aulas dos cerca de 30 mil professores foram ministradas de forma remota. Nesse período não foi possível dar continuidade às formações planejadas, então três webinários sobre temas relacionados à BNCC e ao currículo piauiense foram transmitidos para dar suporte aos educadores. 

Em 2021, as formações continuadas seguem de forma remota, com a transmissão de vídeos para manter o alcance a todo o estado: o primeiro foi sobre alfabetização midiática e o segundo sobre ciclo de alfabetização, ambos partindo das orientações colocadas no currículo do estado e na BNCC. A intenção é que as formações presenciais sejam retomadas no segundo semestre de 2021, com pequenos grupos, para aprofundamento das discussões do currículo específicas por componente curricular. Como o estado é dividido em 12 regiões, chamadas de territórios de desenvolvimento, em cada um deles serão organizados encontros formativos com profissionais daquela região que atuam com cada componente. Em seguida, esses educadores ficam responsáveis por realizar formações com todos os municípios de seu território para profissionais da mesma área.  

Formação para a alfabetização, em alinhamento ao currículo

Gabriela também é Coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa na secretaria de educação, recém-lançado pelo governo do estado. Ele vai oferecer no segundo semestre de 2021 a formação aos educadores que atuam no ciclo de alfabetização – da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental –, material didático (elaborado com base nas orientações do currículo municipal e da BNCC pela secretaria com apoio de 16 professores da rede), bolsa de extensão tecnológica, prêmio para melhores escolas e ajuda financeira para as mais vulneráveis. “O apoio da rede estadual é para os professores das redes municipais, que é onde estão as matrículas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nosso propósito é apoiar os educadores para que tenham condições de fazer um trabalho de qualidade, alinhado ao currículo, e que as crianças piauienses aprendam de fato a ler e a escrever, desenvolvendo suas capacidades”, diz. 

 

Sobre os Embaixadores da BNCC 

Os Embaixadores da BNCC são um grupo de técnicos de secretarias de Educação municipais e estaduais de todo país com larga experiência e comprometidos com a implementação. A iniciativa, apoiada pelo Movimento pela Base, tem dois objetivos principais: 

  • Valorizar o trabalho realizado por técnicos de secretarias municipais e estaduais de educação relacionado à implementação da BNCC e dos currículos, dando visibilidade às boas práticas de gestão;
  • Proporcionar a formação aos profissionais, oferecendo palestras, mentoria e momento para troca de experiências para aprofundamento dos conhecimentos.

Para ver mais informações sobre a iniciativa e conhecer melhor o trabalho de cada um deles, clique neste link.