Em meio à suspensão das atividades presenciais por conta do novo coronavírus, o estado adotou um software que oferece atividades, jogos e brincadeiras para apoiar o processo de alfabetização
Diante do desafio das atividades de aprendizagem remotas e a necessidade de manter o vínculo entre os estudantes e a escola, a Secretaria de Educação de Alagoas adotou o projeto Luz do Saber, que propõe atividades alinhadas à BNCC com foco na alfabetização. Luz do Saber é o nome de um software que reúne diversos recursos para atividades remotas, como jogos, brincadeiras e atividades.
A plataforma foi uma sugestão da equipe da secretaria de educação do Ceará, para apoiar os estudantes em fase de alfabetização durante a suspensão das atividades presenciais, e já foi apresentada a 102 municípios. O projeto inclui apoio didático, orientação, além de possibilidade de download e impressão de atividades para quem não tem conexão. Mais de 80% dos municípios manifestaram intenção de adotar o software para ajudar nas atividades remotas de alfabetização.
“As redes estão estudando, vendo como os professores podem utilizar a ferramenta dentro do contexto de cada escola”, explica Sueleide Barbosa Duarte, Gerente de Articulação Institucional da Secretaria de Educação de Alagoas. Para ela, o software tem uma ligação com a proposta de alfabetização do referencial curricular estadual, além de ser uma ferramenta que considera o conhecimento prévio da criança e traz a tecnologia ao processo de aprendizagem. “Percebemos vários pontos de conexão entre a BNCC, nossa proposta e o software”, resume.
No estado de Alagoas, mais de 90% das redes que trabalham com alfabetização são municipais. “Temos um regime de colaboração muito forte. Continuamos garimpando, procurando ferramentas de apoio, com foco sobretudo nos municípios menores, que têm menos condições de estruturar políticas próprias”, conta Sueleide. O estado também está trabalhando com o Mapa de Focos, alinhado à BNCC, como norte para priorizar as habilidades que não podem ser deixadas para trás.