Redes de EI e EF

Alô, novos gestores: materiais para apoiar o planejamento das novas gestões municipais e dar continuidade à implementação da BNCC

Materiais de apoio

Se a mudança de gestões municipais exige um planejamento cuidadoso para garantir a continuidade de políticas importantes como a implementação da BNCC, em tempos de pandemia os desafios são ainda maiores

2021 é um ano de transição para mais de 60% das gestões municipais. A passagem de bastão exige um planejamento minucioso, que preveja recursos, cronograma e apoio técnico para garantir a continuidade de políticas públicas importantes, como a implementação da BNCC. Mais do que dar continuidade ao processo de regulamentação dos currículos municipais, que devem ser alinhados ao documento, é preciso colocar a BNCC no centro do planejamento das políticas pedagógicas, garantindo as aprendizagens essenciais dos estudantes. 

No cenário tão desafiador instaurado pela pandemia da Covid 19, a BNCC ganhou ainda mais importância por definir as aprendizagens essenciais, que são direito de todo estudante. Por isso, o documento deve ser adotado como referência para a priorização de aprendizagens, para a flexibilização curricular e, no momento de retorno às aulas presenciais, para a realização do diagnóstico e correção de defasagens. 

Selecionamos três documentos para apoiar as novas gestões municipais nesses processos:

  1. Eleições municipais: o que os novos gestores precisam saber (e fazer) sobre a implementação da BNCC para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes: traz orientações para as novas gestões se organizarem no sentido de garantir a aprendizagem dos estudantes em meio aos desafios impostos pela pandemia. A publicação se divide em dois grandes blocos: o primeiro com foco na reorganização do calendário escolar e na garantia de aprendizagens a partir da BNCC e o segundo sobre o papel dos novos gestores na continuidade da implementação. Assista e conheça:
  2. Cinco pontos sobre sobre BNCC, currículos e a transição de gestão: matéria do Conviva com pontos-chave da implementação que precisam estar no radar das secretarias, entre eles a regulamentação dos novos currículos, o alinhamento dos Projetos Político Pedagógicos das escolas e a formação de professores.
  3. Guia das Regulamentações: orientações e referência para garantir a continuidade do processo de homologação dos novos currículos municipais alinhados à BNCC em oito passos. 

 

Vale conferir também os materiais produzidos pela Undime, como a Agenda dos 100 primeiros dias e o Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação. Este último traz orientações específicas sobre o apoio à continuidade da implementação no capítulo quinto.