“Em uma política de formação continuada de professores, é essencial construir uma cadeia formativa na rede. Se necessário, é preciso mudar as funções dos técnicos da secretaria para que passem a ser os formadores dos gestores escolares; o mesmo deve ocorrer para os coordenadores pedagógicos, que são os formadores dos professores na escola. Os profissionais da educação precisam estudar e ser apoiados para formar os colegas”. Essa afirmação de Roberta Panico, diretora executiva da Comunidade Educativa Cedac, foi feita durante transmissão ao vivo no dia 15 de junho sobre o papel das secretarias de educação na formação continuada dos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O vídeo continua disponível no Facebook ou o Youtube do Movimento pela Base.

Ao lado de Roberta, estavam presentes Claudia Petri, Coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, e Maria Thereza Ferreira Cyrino, Dirigente Municipal de Educação de Jacareí (SP).

A seguir, veja alguns dos destaques do vídeo:

O que caracteriza uma boa política de formação continuada nos municípios que já têm seus currículos homologados

Veja as reflexões da Roberta Panico e da Claudia Petri sobre: a importância de valorizar os saberes dos professores, de que forma o regime de colaboração pode colaborar para a organização da formação dentro de um território e como o estudo constante dos profissionais da educação é essencial. Assista:

Panorama da formação dos profissionais de Jacareí, estudos ligados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo do território paulista, e a construção de materiais

Maria Thereza Ferreira Cyrino conta de que forma a rede tem incorporado a BNCC desde 2017 nas formações, nos projetos, no planejamento do professor e no currículo municipal. “Nada acontece isolado: é uma rede de ações na secretaria para fazer a educação acontecer”, conta a dirigente. Veja mais:

Como a secretaria deve organizar seu programa de formação continuada com gestores escolares e professores e orientar as escolas para o trabalho com formação

Claudia Petri fala sobre a importância da formação continuada ser permanente e considerar: as crenças enraizadas dos profissionais da educação, que a formação seja uma valorização do educador, que haja troca entre os colegas para produção de conhecimento, que o formato das formações leve em conta o público participante e que o professor tenha contato com “saberes plurais” para se formar plenamente. E mais: todos os profissionais devem se responsabilizar pela aprendizagem dos estudantes. Confira:

Para assistir à transmissão na íntegra, acesse este link.

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