“É absolutamente indispensável que todas as avaliações estejam alinhadas à Base Nacional Comum Curricular”. “As avaliações servem para sinalizar como está a situação educacional, podendo orientar políticas públicas, reforço escolar e a formação de professores”. “A gente precisa de um diagnóstico qualificado para tomada de decisões”. Essas foram algumas das ideias apresentadas dia 15 de abril, na transmissão “BNCC e Novo Ensino Médio ao Vivo”, série de vídeos publicados no Youtube e Facebook do Movimento pela Base mensalmente.
O tema do vídeo foram avaliações e a BNCC. Participaram Maria Helena Guimarães de Castro (presidente da Abave) e Ernesto Martins Faria (diretor do Iede). A transmissão na íntegra está disponível neste link.
Abaixo você encontra alguns dos trechos de destaque:
Importância da avaliação
Para além de monitorar a aprendizagem, as avaliações servem para verificar os fatores que influenciam no trabalho dos professores e no sistema como um todo. Quais as defasagens que surgiram neste ano de pandemia? É preciso conhecer para agir. Veja a fala de Ernesto sobre o assunto:
Alinhamento das avaliações à BNCC
Em todo o país, estados e municípios homologaram seus currículos, conforme indicado aqui no Observatório para turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, e citado no vídeo abaixo. Por isso, conforme diz Maria Helena, é essencial um alinhamento dos avaliações aos documentos de referência e a criação de novas matrizes de avaliação do Saeb. Ernesto relembra do esforço feito para a criação da BNCC e o envolvimento coletivo para que essa política educacional passasse a orientar a formação dos educadores e a elaboração de materiais didáticos, além das avaliações.
Suspensão ou aplicação do Saeb em 2021
Em 2021 seria aplicado o Saeb, porém está em discussão a possibilidade de ele ser suspenso. Como o Saeb tem uma função diagnóstica importante e colabora com a construção de um diagnóstico da educação brasileira, a Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), com adesão de diversas instituições, propõe que seja realizado um Saeb amostral no final de 2021. Maria Helena explica a proposta:
Avaliações internacionais e evasão
Ernesto aponta a importância de comparação com avaliações internacionais e a questão da evasão escolar, grande ameaça no contexto atual. Assista: