O Novo Ensino Médio vem gerando debates e manifestações contra e a favor do modelo, o que gera muita incerteza para gestores, escolas, estudantes e suas famílias sobre os rumos que a implementação da política irá tomar.

Para debater sobre os avanços e desafios do novo modelo, convidamos Gabriel Barreto Corrêa (diretor de Políticas Públicas do Todos pela Educação), Hélio Daher (Secretário de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul) e João Paulo Cêpa (gerente de Articulação e Advocacy no Movimento pela Base) para uma transmissão ao vivo em nossas redes.

Durante a conversa, foram discutidas as possibilidades de implementação do Novo Ensino Médio em diferentes contextos e as perspectivas para o futuro da educação no país. Os convidados destacaram a importância de uma educação de qualidade e acessível a todos, a necessidade de políticas públicas que garantam a equidade e o papel das escolas e dos educadores na formação dos estudantes. Ainda ressaltaram a importância do diálogo e da colaboração entre diferentes setores da sociedade para a construção de uma educação de qualidade no país.

Veja também: Indicadores de Novo Ensino Médio

Veja também: Análises e boas práticas sobre Ensino Médio

Confira alguns momentos importantes da transmissão:

João Paulo Cêpa explica o que é o Novo Ensino Médio e como ele se relaciona com a BNCC, a Base Nacional Comum Curricular.

 

Hélio Daher explica os ganhos para os estudantes com o novo modelo de Ensino Médio.

Gabriel Barreto Corrêa fala sobre as críticas que o novo Ensino Médio vem recebendo e sobre como elas precisam ser avaliadas. 

Hélio explica o porquê de a revogação do Novo Ensino Médio não ser ideal.

João finaliza enfatizando a importância do momento de debate para que toda a comunidade entenda o processo.

Assista aqui ao vídeo completo.

Últimas

Programa Impulso capacita lideranças públicas para fortalecer a educação brasileira

Formação gratuita do Ensina Brasil foca em gestores que coordenam equipes e projetos em secretarias de educação  O Ensina Brasil abriu inscrições para a edição 2026 do Programa Impulso, uma formação intensiva e gratuita voltada a lideranças públicas que atuam na educação básica. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade de gestores que estão na linha de frente da implementação de políticas educacionais, com foco na promoção de equidade e no aumento da presença de mulheres e pessoas negras em posições estratégicas.  As inscrições seguem abertas até 27 de abril e podem ser realizadas em grco.de/impulso-2026.  Para quem é o programa  O Impulso é destinado a profissionais que ocupam posições de gestão no setor público educacional — como Chefes de Divisão, Diretores de Departamento ou Coordenadores de Área — em redes municipais, estaduais ou federais.  Os requisitos para participação são: ter atuado por pelo menos um ano em escolas públicas (como professor(a) ou gestor(a)); estar atualmente em cargo de gestão que coordena equipes e projetos; e desejar ampliar sua atuação institucional.  A turma terá 100 participantes, com compromisso de garantir 50% de mulheres e 50% de pessoas negras entre os selecionados.  Uma jornada de seis meses  O programa acontece ao longo de seis meses, em formato híbrido, combinando encontros presenciais em São Paulo e módulos online. Ao todo, são 80 horas de formação distribuídas em dois encontros presenciais de três dias em São Paulo (junho e dezembro), seis módulos online e encontros mensais de…