Políticas nacionais

Base pelo mundo: conheça países que decidiram instituir uma base curricular como referência para toda a Educação Básica

Notícias

Sabia que, assim como o Brasil, outros países também decidiram instituir uma base curricular como referência para toda a Educação Básica? Um deles é a Austrália, que já está na versão 9.0 (!) do seu documento curricular.

Foi justamente para diminuir as desigualdades na educação que o governo australiano, em 2008, concordou em criar uma base curricular, que atendesse às especificidades do território. O chamado “Currículo Nacional Australiano” – que serviu em muitos aspectos de inspiração para a construção da nossa BNCC – tentou responder a algumas inquietações como:

  • a desigualdade de aprendizagem entre alunos de áreas urbanas e rurais
  • a falta de comprometimento com a inclusão – as questões indígenas são o principal exemplo

Vale lembrar que, embora outros países possam trazer bons exemplos e referências para inspirar o aprimoramento da nossa BNCC, não existe receita mágica. Cada país, dentro da sua própria realidade, precisa encontrar caminhos para que a base curricular atenda às expectativas de professores e estudantes e ajude, de fato, a melhorar a qualidade e a equidade na educação.

Conheça 7 curiosidades sobre a base curricular da Austrália

1 – A primeira versão do currículo australiano foi publicada em 2010 e contemplava Língua Inglesa, Matemática, Ciências e Fundamentos Históricos e era só até o 10º ano – o que corresponde ao Ensino Fundamental.

2 – O currículo australiano se baseia em 7 capacidades gerais que incluem conhecimentos e habilidades considerados essenciais para a viver no nosso tempo:

  • Alfabetização
  •  Numeracia
  • Tecnologia da informação e comunicação
  •  Pensamento crítico e criativo
  • Capacidade pessoal e social
  • Entendimento ético
  •  Compreensão intercultural

3 – O currículo australiano não impõe metodologias:

Assim como a BNCC, define O QUE, mas não o COMO, deixando para cada professor o poder de decisão sobre a forma de ensinar.

4 – O currículo para o Ensino Médio só entrou na 4ª versão – em 2012.

5 – Outras disciplinas só foram adicionadas em versões posteriores.

Em 2013 entrou Geografia e em 2014, Saúde e Educação Física, Tecnologias, Artes e algumas disciplinas de Humanidades e Ciências Sociais.

6 – Em 2020 o governo estabeleceu que o currículo seria revisado a cada 6 anos.

7 – Em 2022 foi publicada a versão 9.0 do currículo, após um longo processo de consulta pública!