“Mas BNCC e currículo não é a mesma coisa?”

Nãaaaaaaao! 

Mas não se avexe, porque essa ainda é uma dúvida comum. 

A BNCC é referência obrigatória para todas as escolas brasileiras – públicas e privadas, nas cidades e no campo, de norte a sul do país. E os currículos são elaborados pelas redes, nos estados e municípios, a partir das aprendizagens propostas na BNCC, mas incorporando as especificidades locais.

Quer entender melhor?

1 –  A BNCC é o documento que indica as aprendizagens essenciais em cada etapa escolar, ou seja: quais são os conhecimentos, habilidades e competências que os estudantes têm o direito de desenvolver.  É referência obrigatória para todas as escolas brasileiras, públicas e privadas.

2 –  Já os currículos são os documentos que trazem para as redes todas as aprendizagens estabelecidas pela BNCC, contextualizando-as e complementando-as de acordo com a realidade local. 

Ou seja: 

Tudo o que está na BNCC precisa estar nos currículos. 

Mas nem tudo o que está nos currículos está na BNCC

3 – Os currículos trazem para cada rede os conhecimentos, habilidades e competências indicados na BNCC, contextualizando essas aprendizagens de acordo com a realidade e a cultura local.

Quer um exemplo?

O currículo de Mato Grosso do Sul, estado que faz fronteira com países hispânicos, incorporou a Língua Espanhola como uma disciplina, pelas questões culturais e sociais de sua localização.

Mas a Língua Inglesa, que está na BNCC como idioma obrigatório, continua fazendo parte do currículo.