Conheça o Guia de implementação dos Currículos alinhados à BNCC

Ações na pandemiaCurrículos de EI e EFEducação InfantilEnsino FundamentalMateriais de apoio

Em ano de volta às aulas presenciais, o planejamento pedagógico se tornou ainda mais importante e a flexibilização curricular, fundamental. O ponto de partida devem ser os novos currículos e PPPs alinhados à BNCC, que servem como referencial para a priorização das aprendizagens. E cabe aos gestores, junto com as escolas, definir o que, como, para quê e quem ensinar, para não deixar nenhum estudante para trás.

O Guia de implementação dos currículos alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental, iniciativa do Movimento pela Base, com realização técnica da Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com a Undime, pode ajudar no processo de planejamento da implementação e flexibilização dos currículos, trazendo orientações e reflexões para que as redes tracem seus próprios caminhos, dentro de sua realidade e necessidades.

Acesse o Guia de implementação dos currículos alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental

O guia está organizado em 10 capítulos, sendo:

  1. Introdução
  2. A BNCC e os currículos
  3. Princípios para a implementação dos currículos
  4. Acesso e permanência na escola hoje
  5. O currículo e os tempos e espaços de ensinar e aprender
  6. Formação continuada
  7. Materiais pedagógicos
  8. O currículo e sua flexibilização
  9. Avaliação e Acompanhamento
  10. A revisão da escola e do Projeto Político Pedagógico (PPP)

Capa do Guia de implementação dos currículos alinhados à BNCC

O guia foi lançado oficialmente durante a transmissão ao vivo sobre volta às aulas e flexibilização curricular, que foi ao ar dia 1 de fevereiro, com a participação de Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP),  Roberta Panico, diretora executiva da Comunidade Educativa Cedac e Vera Von Kriger, técnica da Secretaria de Almirante Tamandaré (PR) e Embaixadora da BNCC. Confira o vídeo na íntegra: