“É o momento de os municípios fazerem o dever de casa e construírem seus currículos”. “Cada secretaria de educação tem que ter autonomia para elaborar seus próprios referenciais curriculares e, com base nisso, possibilitar que as escolas façam seu trabalho”. Essas foram algumas das ideias apresentadas dia 19 de março, na primeira transmissão da série de vídeos BNCC e Novo Ensino Médio ao Vivo, que será publicada no Youtube e Facebook do Movimento pela Base mensalmente.

O tema do vídeo foi a experiência de construção dos currículos municipais da Bahia. Participaram Renê Silva (coordenador do Programa de Reelaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos junto à Undime Bahia), Fernanda Argolo (técnica da Secretaria Municipal de Educação de Varzedo/BA), Roberto Sidnei (professor da Universidade Federal da Bahia) e Claudia Petri (Coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social).

O processo de construção dos currículos envolveu mais de 400 municípios baianos e foi descrito nesta reportagem. Abaixo, veja alguns dos momentos de destaque do vídeo e, aqui, assista na íntegra:

Reflexões e aprendizados dos participantes

Argolo chamou atenção dos municípios sobre o “momento de fazermos o dever de casa” em relação à construção dos currículos. Pontuou como grandes momentos desse percurso o envolvimento dos educadores, autoria dos currículos, regime de colaboração e autonomia das escolas. Assista entre 0:00 e 2:00.

Silva disse da importância da formação continuada, da autoria e do protagonismo do professor. Assista entre 2:05 e 6:53.

Sidnei ressalta: “Currículo é uma pauta que o mundo hoje está muito atento: sintetiza o que estamos vivendo no mundo do conhecimento. Esse programa de construção de currículos é um exemplo”. Assista entre 6:55 e 10:11.

Escuta dos professores e escrita dos currículos

Silva explica de que forma foi planejado o processo de construção dos currículos ao longo de 2020:

Estudo da BNCC e do referencial baiano, com autonomia para a criação

Sidnei fala da valorização dos materiais existentes como referenciais – BNCC e currículo baiano – e do passo seguinte, de criar com base na realidade e necessidade de cada local:

Formação dos professores e diálogo com a comunidade

Argolo conta de que forma a formação dos professores está planejada para este ano e como o rádio é utilizado para manter o diálogo com a sociedade local:

Parceria e mobilização entre instituições

Petri ressalta a importância do trabalho conjunto e articulado:

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