A criatividade não é um dom natural, mas uma habilidade que precisa ser desenvolvida. E a escola desempenha um papel crucial nesse processo. Recentemente, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) da OCDE mediu, pela primeira vez, o pensamento criativo de estudantes de 15 anos em 81 países. Infelizmente, o Brasil ficou entre os piores colocados, com 54,3% dos nossos jovens apresentando baixo nível de criatividade. BNCC e criatividade no PISA e na educação são elementos fundamentais para melhorar esse cenário.

Segundo matéria publicada no jornal O Globo, as questões do teste de criatividade do PISA avaliam a capacidade dos alunos em gerar ideias inovadoras e resolver problemas complexos. Este desempenho fraco destaca uma lacuna significativa na formação dos estudantes brasileiros.

Por que isso é importante?

O pensamento criativo é essencial para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular ideias e, especialmente, resolver problemas, buscando soluções inovadoras. Faz parte de ser criativo:

  • Testar, combinar e gerar ideias, com objetivos específicos ou para resolver problemas;
  • Conectar diferentes ideias a partir de diferentes caminhos;
  • Criar novas formas de investigar uma questão ou solucionar um problema;
  • Questionar e modificar ideias já existentes;
  • Criar soluções inovadoras;
  • Testar, avaliar riscos e propor caminhos inéditos.

A BNCC e a Criatividade

BNCC e criatividade no PISA estão interligadas. A criatividade faz parte das 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos e devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica. A BNCC não apenas promove a criatividade, mas também defende a formação integral dos estudantes, garantindo que todos os direitos de aprendizagem previstos sejam assegurados.

A BNCC é uma diretriz que busca proporcionar uma educação completa e de qualidade, alinhada exatamente com o que o PISA mede durante suas avaliações. A avaliação do PISA, ao medir o pensamento criativo, está, portanto, diretamente relacionada com os objetivos da BNCC de formar alunos capazes de enfrentar os desafios do mundo moderno com pensamento crítico e inovador.

Ações Necessárias

O que podemos aprender com países que se destacaram na avaliação do PISA? Mudanças nas práticas pedagógicas são essenciais. Currículos que incentivam a criatividade em todas as áreas do conhecimento, além de projetos interdisciplinares e atividades extracurriculares, como artes, teatro, música e programação, são fundamentais.

Reflexão e Debate

Os dados do PISA nos alertam para a necessidade urgente de investir na educação para desenvolver plenamente o potencial de nossos jovens. Precisamos garantir que a BNCC seja implementada de forma eficaz, proporcionando a todos os estudantes as mesmas oportunidades e garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. A formação integral dos alunos, conforme preconizada pela BNCC, é um direito fundamental e um caminho essencial para o avanço da educação no Brasil.

 

 

 

Uma das questões da avaliação era criar um título para a imagem ao lado. Estudantes com baixo nível responderiam de forma mais literal como “livro grande” ou “livro gigante” enquanto os estudantes com alto nível de criatividade responderam “A árvore solitária” ou a “A História perfeita”.

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