Para a implementação efetiva da BNCC e do Novo Ensino Médio, um conjunto de ações deve ser realizada pelo Governo Federal e pelas redes de ensino. Neste texto, colocamos essas ações em uma ordem possível e adequada para que elas aconteçam. Em alguns casos, o ano sinaliza uma previsão de quando ação está prevista.
Vale lembrar que, em 2020, a pandemia do novo coronavírus, que afetou significativamente os sistemas de ensino no Brasil, particularmente a educação pública. Dessa forma, o cronograma abaixo já considera o impacto desse evento na ordem e nos anos em que as ações estão previstas:
- 2017
- publicação da Lei 13.415 que estabelece o Novo Ensino Médio
- homologação da BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental
- 2018
- homologação da BNCC para Ensino Médio
- 2018-2019
- homologação dos referenciais curriculares das redes para Educação Infantil e Ensino Fundamental alinhados à BNCC
- 2019
- chegada dos livros do PNLD EF – Anos Iniciais alinhados à BNCC*
- 2019-2020
- formação introdutória aos professores sobre os referenciais das redes recém homologados
- revisão dos Projetos Pedagógicos (PPs) dos estabelecimentos de ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamental
- realização das escolas-piloto para o Novo Ensino Médio
- homologação dos currículos da Educação Infantil e Ensino Fundamental nas redes municipais com sistema de educação
- 2020
- início da implementação dos referenciais curriculares nos estabelecimentos de ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamental
- chegada dos livros do PNLD EF – Anos Finais alinhados à BNCC
- elaboração do plano de implementação do Novo Ensino Médio pelas redes estaduais
- 2020-2021
- homologação dos referenciais curriculares das redes para Ensino Médio
- estabelecimento das regulamentações estaduais para oferta do Novo Ensino Médio
- estabelecimento do cronograma e funcionamento para o novo SAEB e novo ENEM em função da BNCC e do Novo Ensino Médio
- 2021
- chegada dos livros do PNLD EM – projeto de vida alinhados à BNCC e ao Novo EM
- 2021-2022
- revisão das iniciativas das redes de ensino sobre formação continuada, materiais didáticos e avaliação para Educação Infantil e Ensino Fundamental
- execução do plano de implementação do Novo Ensino Médio
- 2022
- chegada dos livros do PNLD EM – áreas do conhecimento alinhados à BNCC e ao Novo EM
- chegada dos livros do PNLD de Educação Infantil alinhados à versão final da BNCC
- início da realização do novo SAEB
- começa a valer a carga horária de 3000 horas no Ensino Médio para todos os alunos ingressantes
- 2024
- início da realização do novo ENEM
- Após 2025
- início do processo de revisão da BNCC a partir das informações da implementação nas redes de ensino