Para a implementação efetiva da BNCC e do Novo Ensino Médio, um conjunto de ações deve ser realizada pelo Governo Federal e pelas redes de ensino. Neste texto, colocamos essas ações em uma ordem possível e adequada para que elas aconteçam. Em alguns casos, o ano sinaliza uma previsão de quando ação está prevista.

Vale lembrar que, em 2020, a pandemia do novo coronavírus, que afetou significativamente os sistemas de ensino no Brasil, particularmente a educação pública. Dessa forma, o cronograma abaixo já considera o impacto desse evento na ordem e nos anos em que as ações estão previstas:

  • 2017
    •  publicação da Lei 13.415 que estabelece o Novo Ensino Médio
    •  homologação da BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental
  • 2018 
    • homologação da BNCC para Ensino Médio
  • 2018-2019
    • homologação dos referenciais curriculares das redes para Educação Infantil e Ensino Fundamental alinhados à BNCC
  • 2019
    • chegada dos livros do PNLD EF – Anos Iniciais alinhados à BNCC*
  • 2019-2020
    • formação introdutória aos professores sobre os referenciais das redes recém homologados 
    • revisão dos Projetos Pedagógicos (PPs) dos estabelecimentos de ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamental
    • realização das escolas-piloto para o Novo Ensino Médio
    •  homologação dos currículos da Educação Infantil e Ensino Fundamental nas redes municipais com sistema de educação
  • 2020
    • início da implementação dos referenciais curriculares nos estabelecimentos de ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamental 
    • chegada dos livros do PNLD EF – Anos Finais alinhados à BNCC
    • elaboração do plano de implementação do Novo Ensino Médio pelas redes estaduais
  • 2020-2021
    • homologação dos referenciais curriculares das redes para Ensino Médio
    • estabelecimento das regulamentações estaduais para oferta do Novo Ensino Médio
    • estabelecimento do cronograma e funcionamento para o novo SAEB e novo ENEM em função da BNCC e do Novo Ensino Médio
  • 2021
    • chegada dos livros do PNLD EM – projeto de vida alinhados à BNCC e ao Novo EM
  • 2021-2022
    • revisão das iniciativas das redes de ensino sobre formação continuada, materiais didáticos e avaliação para Educação Infantil e Ensino Fundamental
    • execução do plano de implementação do Novo Ensino Médio
  • 2022
    • chegada dos livros do PNLD EM – áreas do conhecimento alinhados à BNCC e ao Novo EM
    • chegada dos livros do PNLD de Educação Infantil alinhados à versão final da BNCC
    •  início da realização do novo SAEB
    • começa a valer a carga horária de 3000 horas no Ensino Médio para todos os alunos ingressantes
  • 2024
    • início da realização do novo ENEM
  • Após 2025
    •  início do processo de revisão da BNCC a partir das informações da implementação nas redes de ensino