O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (Ade) dos Guarás é um exemplo de parceria entre municípios. Desde 2014, os nove municípios que o compõem atuam em regime de colaboração para realizar diversas ações, inclusive de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Em 2020, partindo da BNCC e do referencial curricular maranhense, o grupo começou a construir um referencial curricular comum para as redes que compõem o território. “Mesmo durante a pandemia do coronavírus, conseguimos reunir 40 pessoas e trabalhar buscando as especificidades locais para o currículo, que vai impactar cerca de 35 mil estudantes”, conta Maria Gorethi dos Santos Camelo, assessora técnica do Ade, uma das redatoras do material e participante do Programa de Embaixadores da BNCC (saiba mais sobre essa iniciativa do Movimento pela Base no final da página). 

Gorethi ficou responsável por mobilizar e motivar essa equipe para a escrita do texto, além de fazer a ponte com a Fundação Getulio Vargas, parceiro técnico que colaborou com a elaboração do currículo, apoiado pelo Itaú Social. “Durante os sete meses de construção do texto, fui o ponto focal entre especialistas e redatores. Tínhamos reuniões semanais para acompanhar o andamento do trabalho e direcioná-lo, garantindo que todos cumprissem os combinados de acordo com os prazos estabelecidos. Como cada rede tem uma dinâmica e suas prioridades, foi um desafio fazermos o trabalho conjunto, além de ter sido uma experiência repleta de aprendizados”, diz. 

No texto ficaram contempladas as diversas realidades, conforme descrito nesta reportagem publicada em janeiro: a das comunidades quilombolas, ribeirinhas, ciganas e praianas, incluindo variados aspectos econômicos – como a pesca, o extrativismo e a agricultura –, e os religiosos, com forte influência de matriz africana. “Temos um currículo feito a muitas mãos, por representantes de todos os municípios e profissionais que têm diferentes funções, como secretários de educação, gestores escolares e professores, trazendo visões complementares para representar o litoral ocidental norte do Maranhão”, diz Gorethi.

Ela é uma das fundadoras do Ade em 2014, quando foi dirigente municipal de educação. Em 2018 passou a fazer a articulação do grupo, que é composto por Apicum-Açu, Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão. 

O currículo integrado ficou pronto no fim de 2020 e espera a homologação de cada um dos Conselhos Municipais de Educação. “O documento foi apresentado às equipes técnicas das secretarias municipais de educação e aos novos gestores de forma virtual em março de 2021, mas não conseguimos por enquanto mobilizar as redes para homologar e implementar o currículo porque as urgências que surgiram com a pandemia e com a mudança de gestão são inúmeras”, afirma. Ela conta, por exemplo, das preocupações relacionadas à volta às aulas presenciais e protocolos sanitários, ao planejamento de aulas remotas, além da vacinação dos professores e contratação de novos profissionais. Além disso, grande parte dos educadores está em zona rural e nem todos têm familiaridade com as tecnologias para encontros remotos, o que dificulta a comunicação neste contexto atual. 

Alguns municípios, como Porto Rico do Maranhão, Cedral e Central do Maranhão, procuram avançar dentro de suas possibilidades: os professores estão recebendo formação para utilizar o referencial estadual alinhado à BNCC nos seus planejamentos e na avaliação das aprendizagens.

A transição de gestão, como a ocorrida com as mudanças nas prefeituras entre 2020 e 2021, é sempre um momento de atenção. Mas Gorethi conta que embora sete dos nove dirigentes de educação dos municípios do Ade sejam novos, grande parte já tinha experiência nas secretarias e proximidade com a BNCC e os currículos. Por isso, ela está confiante: se os casos de Covid de fato diminuírem, a previsão é de que no segundo semestre o currículo integrado seja apresentado aos professores e à comunidade escolar de forma presencial, comece a formação continuada dos profissionais e a adequação dos projetos políticos-pedagógicos (PPP) das escolas. 

 

Sobre os Embaixadores da BNCC 

Os Embaixadores da BNCC são um grupo de técnicos de secretarias de Educação municipais e estaduais de todo país com larga experiência e comprometidos com a implementação. A iniciativa, apoiada pelo Movimento pela Base, tem dois objetivos principais: 

  • Valorizar o trabalho realizado por técnicos de secretarias municipais e estaduais de educação relacionado à implementação da BNCC e dos currículos, dando visibilidade às boas práticas de gestão;
  • Proporcionar a formação aos profissionais, oferecendo palestras, mentoria e momento para troca de experiências para aprofundamento dos conhecimentos.

Para ver mais informações sobre a iniciativa e conhecer melhor o trabalho de cada um deles, clique neste link.