Em 31 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as informações da etapa de matrícula inicial do Censo Escolar 2021 neste vídeo. Também foram apresentadas dados sobre como escolas e redes lidaram com a pandemia em 2020 – foram, em média 279 dias sem aulas presenciais; para 2021, essa coleta será realizada na próxima etapa do Censo, a de situação do aluno. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o Inep apontou que há 1,4 milhão de pessoas entre 5 e 17 anos não matriculadas em 2021 (a idade escolar obrigatória é entre 4 e 17 anos).

Em 2021, o Censo Escolar contabilizou 2,2 milhões de professores e 162.796 diretores atuando nas 178,4 mil escolas de educação básica no país. O número de estudantes matriculados é de 46,7 milhões – uma redução de 1,3% em relação a 2020. A data de referência para os dados coletados em 2021 é dia 26 de maio. Veja outros resultados:

– Em 2021 e 2020, as taxas de aprovação dos estudantes foram mais altas em todo o país, o que impactou nos indicadores de distorção idade-série, que foram muito menores do que os anos anteriores. A aprovação foi uma estratégia adotada pelas redes para enfrentar os impactos gerados pela pandemia;

Houve queda do número de matrículas em 2021 na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Na creche, são 9% a menos de matrículas de 2019 a 2021, principalmente na rede privada (21,6%). Na pré-escola, a queda de matrículas é de 6% entre 2019 e 2021 (25% na rede privada), embora o Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleça a universalização do atendimento para crianças de 4 e 5 anos e que, em 2019, havia 92,9% do total matriculado. Até 2019, a tendência era de crescimento das matrículas de Educação Infantil;

– Houve aumento nas matrículas de estudantes do ensino fundamental em escolas em tempo integral (sendo Ceará, Maranhão e Piauí os estados com maior porcentagem de matrículas);

Houve estabilidade com pequeno crescimento das matrículas dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental;

– No ensino médio foi visto aumento de matrículas, uma tendência desde 2019. Para esta etapa, as matrículas em período integral alcançam 16,7% – em 2017 esse valor era de 8,4% e cresce ano a ano. Pernambuco (com 58,5%) e Paraíba (55,7%) são os estados com maior atendimento em período integral. As mudanças do formulário do Censo Escolar para atender à demanda de identificação dos itinerários formativos do Ensino Médio estão em pré-teste com previsão de serem implementadas no Censo Escolar 2022. Para a coleta do Censo Escolar 2021, foi necessário que as escolas que já implementaram o modelo do Novo Ensino Médio seguissem as orientações do Inep que permitem uma adaptação da estrutura da etapa ao formato dos formulários do Censo Escolar 2021, conforme você encontra aqui;

– Apenas 1 em cada 10 diretores têm formação continuada em gestão escolar;

– Sobre os equipamentos disponíveis, destaca-se os 76% das escolas das redes estaduais têm internet banda larga, 34,7% das instituições de educação infantil das redes municipais possuem parques infantis;

– Em relação aos órgãos colegiados, 70,5% das escolas públicas de ensino fundamental têm Conselhos Escolares;

Em fevereiro começou a segunda etapa da coleta de dados do Censo Escolar 2021, que vai apresentar dados sobre situação do aluno no fim de 2021 (como transferência, evasão e reprovação). Leia mais.