No dia 9 de março, o Movimento pela Base transmitiu um vídeo ao vivo para debater sobre Educação Antirracista. As convidadas foram Ivanilda Amado Cardoso, analista de pesquisa e avaliação do Instituto Unibanco que atua com equidade racial, e Joana Oscar, técnica da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que trabalha com relações étnico-raciais. 

Confira alguns destaques da transmissão a acesse este link para ver o vídeo completo. E, para se aprofundar no assunto e levar o tema para dentro da sala de aula, preparamos uma lista com 33 materiais, práticas, artigos e muito mais. Confira os materiais selecionados aqui. 

“Precisamos romper com o mito da democracia racial”

Ivanilda Amado Cardoso, atuante no movimento a favor da equidade racial, explica: para que a educação antirracista seja uma realidade, é preciso reconhecer a existência do racismo no Brasil e como ele está inserido nas escolas. A analista do Instituto Unibanco fala que o mito da democracia racial faz com que muitas pessoas não enxerguem a existência do racismo. 

O papel da escola 

Durante o vídeo, Joana Oscar explica que educação antirracista é um modo de reparação histórica de toda a desigualdade social que foi imposto à população por conta de sua raça ou cor. Para Joana, a escola desempenha um papel importante na luta antirracista: “A escola foi um mecanismo de manutenção de toda essa desigualdade, mas é também a escola que tem o poder de transformação”, destaca. 

Situações racistas dentro da escola e da sala de aula

Joana Oscar aponta a importância de identificar e reconhecer situações de racismo nas escolas para que seja possível combatê-las.

Experiência da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro 

Técnica da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Joana fala sobre a experiência da rede na luta antirracista atuando com a formação de professores. 

Expectativas para 2023 em relação à Educação Antirracista

Para finalizar, nossas convidadas explicaram no vídeo suas expectativas para uma Educação Antirracista no ano letivo de 2023. Para Ivanilda, uma das grandes expectativas é pela retomada das ações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, a SECADI, órgão do Ministério da Educação que construiu importantes debates sobre temas como evasão escolar.

Assista ao vídeo completo aqui.