Para reunir evidências e formular recomendações técnicas, que subsidiem as tomadas de decisão sobre o futuro do Ensino Médio no Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com apoio do Movimento pela Base, produziu a pesquisa Ensino Médio Brasileiro: reflexões, análises e recomendações. O estudo partiu da análise de 60 artigos publicados entre 2017 e 2023 sobre a Reforma do Ensino Médio e de entrevistas com gestores e técnicos de todos os estados e do Distrito Federal. O resumo com os principais pontos da pesquisa está disponível aqui.

Leia também: Materiais de apoio à implementação para secretarias, gestores e professores

Entre as recomendações apontadas pelo estudo estão:

  • Redefinir, em colaboração com as secretarias de educação, carga horária para a Formação Geral Básica, considerando a importância de sua ampliação.
  • Considerar as particularidades dos estudantes no processo de ampliação da carga horária, sobretudo dos estudantes do turno noturno, da educação de jovens e adultos e das zonas rurais.
  • Implementar uma política de fomento destinada ao aumento do número de escolas com estrutura adequada para a oferta do Ensino Médio em tempo integral.
  • Adequar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) à realidade do Novo Ensino Médio.

Como organização comprometida com a garantia dos direitos de aprendizagem de crianças e jovens, o Movimento pela Base reforça a importância da produção de dados e evidências que fundamentem as tomadas de decisão, especialmente quando se diz respeito a políticas públicas. E ressalta a necessidade de realizar um monitoramento atento da implementação da BNCC, que ajude a identificar as especificidades de cada estado e a atuar de forma propositiva, com respeito ao contexto e às possibilidades de cada território.

Confira os relatórios da pesquisa na íntegra

Relatório 1 – Levantamento e análise de documentos sobre a reforma do Ensino Médio nos Estados e no Distrito Federal

A primeira parte concentrou-se na revisão bibliográfica sobre a reforma e em um levantamento de informações sobre o tema nos portais eletrônicos das 27 secretarias estaduais de educação e demais sites relacionados ao tema. Nessa etapa, notou-se que a literatura acadêmica apresenta uma perspectiva majoritariamente crítica ao contexto de elaboração, aos termos previstos e à implementação da reforma. Já os portais eletrônicos das secretarias, de um modo geral, não apresentam informações atualizadas sobre o andamento da implementação. Confira o relatório 1

Relatório 2 – Análise de entrevistas com gestores e técnicos responsáveis pela reforma do ensino médio nos Estados e no Distrito Federal

A segunda etapa apresenta o resultado da análise de entrevistas realizadas entre junho e agosto de 2023 com gestores e técnicos envolvidos com o Novo Ensino Médio (Novo EM) em cada unidade federativa, considerando entrevistas remotas e presenciais. Confira o relatório 2

Relatório 3 – Recomendações técnicas aos formuladores de políticas educacionais

A terceira etapa tem como objetivos apresentar recomendações técnicas baseadas nas necessidades e especificidades dos estados e do Distrito Federal, considerando os seguintes tópicos:

  • carga horária;
  • tempo integral;
  • BNCC;
  • itinerários formativos;
  • educação profissional e tecnológica;
  • educação a distância;
  • avaliação;
  • apoio ao acesso e à permanência dos estudantes;
  • infraestrutura e
  •  recomendações estruturantes.

Confira o relatório 3

 

Últimas

Programa Impulso capacita lideranças públicas para fortalecer a educação brasileira

Formação gratuita do Ensina Brasil foca em gestores que coordenam equipes e projetos em secretarias de educação  O Ensina Brasil abriu inscrições para a edição 2026 do Programa Impulso, uma formação intensiva e gratuita voltada a lideranças públicas que atuam na educação básica. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade de gestores que estão na linha de frente da implementação de políticas educacionais, com foco na promoção de equidade e no aumento da presença de mulheres e pessoas negras em posições estratégicas.  As inscrições seguem abertas até 27 de abril e podem ser realizadas em grco.de/impulso-2026.  Para quem é o programa  O Impulso é destinado a profissionais que ocupam posições de gestão no setor público educacional — como Chefes de Divisão, Diretores de Departamento ou Coordenadores de Área — em redes municipais, estaduais ou federais.  Os requisitos para participação são: ter atuado por pelo menos um ano em escolas públicas (como professor(a) ou gestor(a)); estar atualmente em cargo de gestão que coordena equipes e projetos; e desejar ampliar sua atuação institucional.  A turma terá 100 participantes, com compromisso de garantir 50% de mulheres e 50% de pessoas negras entre os selecionados.  Uma jornada de seis meses  O programa acontece ao longo de seis meses, em formato híbrido, combinando encontros presenciais em São Paulo e módulos online. Ao todo, são 80 horas de formação distribuídas em dois encontros presenciais de três dias em São Paulo (junho e dezembro), seis módulos online e encontros mensais de…