Cerca de 150 técnicos das secretarias estaduais de todo o Brasil estão reunidos em São Paulo para um encontro que marca o início do processo de construção dos currículos do Novo Ensino Médio.  O objetivo é que, em três dias, os técnicos mergulhem no planejamento de mais esse passo para a implementação da parte da BNCC do Ensino Médio e dos itinerários formativos.

Os trabalhos acontecem no âmbito da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). Rossieli Soares, secretário estadual de São Paulo, fez a abertura do evento, que também conta com a participação do diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, Wisley Pereira, o presidente das comissões da BNCC e do Novo Ensino Médio do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, e o aluno Daniel de Jesus, aluno da rede estadual de São Paulo. Katia Smole, do Instituto Reúna e ex-secretária de Educação Básica, faz a mediação da primeira mesa. Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, mediará os trabalhos das equipes dos estados ao longo dos três dias.

O Movimento pela Base é um dos apoiadores da Frente de Currículos e Ensino Médio, junto com Instituto Unibanco, Itaú BBA, Instituto Natura, Instituto Reúna, Instituto Inspirare, Instituto Sonho Grande, Oi Futuro, e Fundação Telefônica.

Últimas

Programa Impulso capacita lideranças públicas para fortalecer a educação brasileira

Formação gratuita do Ensina Brasil foca em gestores que coordenam equipes e projetos em secretarias de educação  O Ensina Brasil abriu inscrições para a edição 2026 do Programa Impulso, uma formação intensiva e gratuita voltada a lideranças públicas que atuam na educação básica. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade de gestores que estão na linha de frente da implementação de políticas educacionais, com foco na promoção de equidade e no aumento da presença de mulheres e pessoas negras em posições estratégicas.  As inscrições seguem abertas até 27 de abril e podem ser realizadas em grco.de/impulso-2026.  Para quem é o programa  O Impulso é destinado a profissionais que ocupam posições de gestão no setor público educacional — como Chefes de Divisão, Diretores de Departamento ou Coordenadores de Área — em redes municipais, estaduais ou federais.  Os requisitos para participação são: ter atuado por pelo menos um ano em escolas públicas (como professor(a) ou gestor(a)); estar atualmente em cargo de gestão que coordena equipes e projetos; e desejar ampliar sua atuação institucional.  A turma terá 100 participantes, com compromisso de garantir 50% de mulheres e 50% de pessoas negras entre os selecionados.  Uma jornada de seis meses  O programa acontece ao longo de seis meses, em formato híbrido, combinando encontros presenciais em São Paulo e módulos online. Ao todo, são 80 horas de formação distribuídas em dois encontros presenciais de três dias em São Paulo (junho e dezembro), seis módulos online e encontros mensais de…