A secretaria municipal de educação de João Neiva, no Espírito Santo, aderiu ao currículo capixaba construído em regime de colaboração entre a rede estadual e as redes municipais e homologado em 2018. Claudia Rampinelli Pizza acompanhou o processo de elaboração do texto e segue vendo de perto seus desdobramentos com as 12 escolas, 2 mil estudantes e cerca de 130 professores do município. Ela é técnica da secretaria desde 2010 e tem 30 anos de experiência na educação, além de ser participante do Programa de Embaixadores da BNCC (saiba mais sobre essa iniciativa do Movimento pela Base no final da página).

Claudia lembra que os profissionais da educação no município contribuíram para o currículo capixaba: “A secretaria promoveu diversos encontros com professores, divididos conforme a faixa etária de seus estudantes, para realizarem a leitura do texto e registrarem mudanças de acordo com as especificidades da faixa etária com que atuam. Também houve consultas públicas estruturadas pelo grupo de Educação Infantil”, diz. 

Com o referencial pronto, em 2019 e 2020 as secretarias estadual e municipal organizaram um cronograma mensal de encontros com os educadores para aprofundamento do texto, quando puderam analisar as orientações do currículo e os objetivos de aprendizagem previstos. Claudia realizou diversas dessas formações, principalmente com os profissionais da Educação Infantil, e conta que a programação incluiu a retomada sobre concepções de aprendizagem, a importância da educação integral, competências socioemocionais, campos de experiência e de aprendizagem, entre outros tantos temas já vistos também durante as formações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) realizadas em 2018. 

Em 2021, as formações continuam: são encontros quinzenais realizados de forma remota para troca de experiências e boas práticas, com elaboração de um planejamento coletivo entre profissionais que atuam com estudantes da mesma idade, sempre tendo o currículo do Espírito Santo como referência. Claudia acompanha as formações com os grupos e também apoia os professores diretamente, e explica que as equipes estão se apropriando da melhor forma de realizar o planejamento:

“Anteriormente era comum os professores esperarem uma lista do que deveriam ensinar e seguirem uma rotina já pré-estabelecida. Agora não. O professor deve partir dos objetivos de aprendizagem para cada faixa etária, ver as habilidades, e então nas melhores possibilidades e atividades para alcançar esses objetivos, e não o caminho inverso, aquele que parte da atividade”.

A todo o momento, diz Claudia, é preciso avançar nas informações sobre o currículo com os professores, para que os assuntos não fiquem repetitivos, mas também considerar aqueles que precisam de apoio com dados mais introdutórios. De qualquer forma, ela afirma, o currículo favorece o trabalho dos educadores: “Ele direciona tanto o trabalho para quem é experiente e tem uma trajetória em sala de aula, quanto para quem é novato e precisa ter algo concreto para se basear. E os benefícios são para os estudantes, que têm garantidos seus direitos de aprendizagem”, afirma a técnica. 

Adaptações durante a pandemia, PPP e o olhar para as diferenças

Com a chegada da pandemia do coronavírus e o fechamento das escolas em 2020 e 2021, Claudia conta como foi importante os professores reverem seu planejamento e considerarem o currículo capixaba para adaptação das propostas. “Os objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento previstos no currículo foram mantidos. O que muda é a forma de abordá-los, reconhecendo a mediação do adulto com as crianças que estão em casa”, conta Claudia. Para as turmas de Educação Infantil, por exemplo, as famílias das crianças precisaram ser envolvidas para apoiá-las na realização das brincadeiras. No Ensino Fundamental, as crianças já têm um pouco mais de autonomia, mas mesmo assim os adultos responsáveis precisam estar presentes nas atividades. “O professor passou a pensar nas atividades considerando o diálogo e as explicações para as famílias, a interação e os estímulos com a criança e a devolutiva sobre as atividades feitas, o que aumentou muito a complexidade da sua rotina pedagógica. Mesmo assim, seguimos com a implementação do currículo”, diz. 

A rede também está atenta à construção dos projetos político-pedagógicos, os PPP: esses documentos também fazem o currículo chegar na escola, com adaptações à realidade de cada instituição, considerando suas potencialidades e dificuldades. Quatro das escolas já tinham elaborado seus PPP antes da pandemia, com a participação ativa dos gestores, professores e representantes da comunidade. Nas restantes, porém, o processo de escrita está mais lento devido ao contexto atual, com as dificuldades trazidas pela doença, mas o texto já sendo finalizado.

Os desafios são muitos e há uma dura caminhada para serem solucionados. Porém, Claudia enxerga diversos avanços conquistados desde que a BNCC passou a direcionar a educação do país: “A Base nos trouxe diversas contribuições. Entre elas, as competências gerais, que propõem o olhar para um lado humano e seu desenvolvimento ao longo da escolaridade. O documento aponta ainda para a importância do protagonismo de professores e estudantes e para questões socioemocionais, mostrando que as emoções também interferem no desenvolvimento. É preciso ouvir, falar e ampliar as possibilidades de conhecimento considerando as experiências de cada um. Agora, são respeitados os diferentes níveis de aprendizagem. Antes, com o ensino tradicional, todos deveriam ser iguais”, diz.

 

Sobre os Embaixadores da BNCC 

Os Embaixadores da BNCC são um grupo de técnicos de secretarias de Educação municipais e estaduais de todo país com larga experiência e comprometidos com a implementação. A iniciativa, apoiada pelo Movimento pela Base, tem dois objetivos principais: 

  • Valorizar o trabalho realizado por técnicos de secretarias municipais e estaduais de educação relacionado à implementação da BNCC e dos currículos, dando visibilidade às boas práticas de gestão;
  • Proporcionar a formação aos profissionais, oferecendo palestras, mentoria e momento para troca de experiências para aprofundamento dos conhecimentos.

Para ver mais informações sobre a iniciativa e conhecer melhor o trabalho de cada um deles, clique neste link.