No dia 29 de abril, o Movimento pela Base promoveu o encontro “Reforma Curricular em Movimento: barreiras, fatores de sucesso e estratégias”, com a participação do Professor Phil Lambert, referência internacional em políticas curriculares e um dos especialistas que contribuíram para a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil.
A atividade contou com a presença de especialistas e organizações da sociedade civil, com o objetivo de ampliar o debate sobre implementação e aprimoramento dos referenciais curriculares à luz de experiências nacionais e internacionais.
A conversa reforçou a ideia de que os currículos devem ser tratados como uma política viva, que demanda articulação contínua entre formação docente, avaliação, gestão escolar e apoio pedagógico para se realizar com qualidade nas escolas.
O que aprendemos com outras experiências
Em sua fala, o professor Dr. Phil Lambert compartilhou aprendizados de sua atuação em países como Austrália, Japão, Vietnã e Arábia Saudita. Segundo ele, a implementação bem-sucedida de referenciais curriculares exige:
- Engajamento das redes desde o início dos processos
- Formação contínua dos professores, conectada às competências esperadas dos estudantes
- Alinhamento entre políticas públicas — currículo, avaliação, formação, materiais e financiamento
- Flexibilidade para adaptação às realidades locais
- Monitoramento com foco pedagógico, e não punitivo
- Compromisso com o aprimoramento contínuo, com base em evidências e escuta
“Currículo é uma parte da equação. Mas, sozinho, ele não transforma a educação. O que transforma são os sistemas alinhados que fazem com que ele ganhe vida.” — Phil Lambert
Conexão com os desafios brasileiros
O evento também contou com a participação de Patrick Tranjan, secretário municipal de Educação de Belém (PA), que compartilhou os avanços e desafios da gestão local na consolidação dos referenciais curriculares.
Durante o bate-papo, destacou-se a importância de:
- Valorizar o papel central dos professores
- Garantir continuidade institucional para consolidar avanços
- Manter diálogo permanente com as escolas
- Enfrentar as barreiras estruturais com apoio técnico
Próximos passos: colocar a Base em movimento
O encontro faz parte de uma agenda mais ampla do Movimento pela Base para o ciclo 2025–2030. O foco desse novo período é garantir que a BNCC siga viva, relevante e aplicada com qualidade nas redes de ensino em todo o país.
Colocar a Base em movimento é trabalhar para que os currículos sejam parte ativa do cotidiano escolar, apoiando professores e valorizando o potencial de cada estudante.