De acordo com a BNCC, a  intencionalidade pedagógica é a “organização e proposição, pelo educador, de experiências que permitam às crianças conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, que se traduzem nas práticas de cuidados pessoais (alimentar-se, vestir-se, higienizar-se), nas brincadeiras, nas experimentações com materiais variados, na aproximação com a literatura e no encontro com as pessoas.” 

Em outras palavras, a intencionalidade pedagógica implica em uma abordagem consciente e planejada para a educação. Nela, cada atividade, interação e decisão do educador é cuidadosamente pensada para promover o aprendizado. Tudo tem uma intenção. Isso inclui considerar as necessidades individuais dos alunos, seus estilos de aprendizagem, interesses e habilidades, adaptando as práticas de ensino para atender a essas particularidades.

A intencionalidade é importante nas tomadas de decisões do educador ou educadora no momento de propor, mediar – ou até mesmo o contrário, não intervir – nas experiências dentro da escola. 

Por que a intencionalidade pedagógica é importante?

Direcionamento

Ela permite que os educadores tenham um objetivo claro em mente ao planejar e implementar suas práticas de ensino, garantindo que as atividades e estratégias estejam alinhadas aos objetivos de aprendizagem dos alunos.

Engajamento dos alunos

Uma intenção pedagógica bem definida ajuda a tornar o conteúdo mais relevante e significativo para os alunos, pois é projetada para atender às suas necessidades, interesses e habilidades específicas. Ao projetar atividades com intenção pedagógica, os educadores podem criar experiências de aprendizagem mais envolventes e motivadoras, o que aumenta o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.

Avaliação Eficaz

Uma intenção pedagógica clara facilita a avaliação do progresso dos alunos. Isso permite que os educadores identifiquem áreas de maior aptidão e aquelas que precisam de mais suporte ou intervenção.

Formação Integral

Agir com intencionalidade educativa ajuda o professor a observar além da dimensão intelectual.  Assim, garante que o desenvolvimento físico, emocional, social e cultural não fiquem de lado.

Personalização da Aprendizagem

A intencionalidade pedagógica permite que os educadores adaptem suas abordagens de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos, promovendo assim uma aprendizagem mais personalizada.

Intencionalidade pedagógica na prática

No dia a dia, trata-se de planejar atividades que integrem o que está proposto no currículo com as oportunidades do cotidiano escolar e os interesses dos alunos. A partir da escuta ativa da turma e do domínio do documento curricular, o professor promove aprendizagens mais significativas aos alunos, colocando-os no centro do processo.

Essas atividades não devem ser concentradas em aulas específicas nem realizadas com hora marcada. Elas devem fazer parte de todos os momentos da jornada. Tomemos como exemplo a Educação Infantil, são ocasiões oportunas:

Na imagem está escrito uma enumeração de exemplos. São eles: acolhimento e despedida; atividades de livre escolha; momentos de grande grupo; momentos de pequenos grupos; momentos na área externa; rotinas de cuidado e diferentes contextos de aprendizagem, como atividades dirigidas pelo professor, festividades e encontros com as famílias, roda de conversa e hora da história.

Intenção ou Intuição?

A turma pode ter 10, 20 ou 30 alunos, mas o educador enxerga cada um deles. O professor percebe quando um aluno participativo começa a ficar mais quieto, quando o interesse pela aula diminui. Na convivência, o educador passa a conhecer aqueles indivíduos. Dela, surge um fenômeno pouco explicado, mas compartilhado por muitos: a intuição no fazer pedagógico.

“Eu senti…”, “eu imaginei…”, “eu deduzi…”. É claro que a nossa percepção enquanto educadores, os nossos “instintos”, por assim dizer, são valiosos. Mas, não podemos depositar toda nossa confiança no abstrato. Para garantir que os alunos aprendam o que é esperado, é preciso que o professor saiba, com segurança, o que será ensinado. Essa certeza vem do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular e também do planejamento pedagógico, da intenção de desenvolver aquele conhecimento. A intuição pode ajudar a perceber oportunidades para aplicar o planejado, mas ela não pode caminhar sozinha.

Uma boa forma de não se deixar apoiar completamente pela intuição é ter uma intencionalidade pedagógica bem delineada. Algumas perguntas podem ajudar nesse processo de definição:

  • Quem está propondo a ação e para quem? 
  • Com quais objetivos? 
  • Quais são as aprendizagens esperadas? 
  • O que as crianças e adolescentes já trazem de conhecimentos e habilidades? 
  • Quais estratégias serão utilizadas para promover as aprendizagens? 
  • Como vou observar e registrar se os objetivos foram atingidos?

A intencionalidade pedagógica no planejamento

A intencionalidade educativa deve acontecer desde o planejamento. Mas entre o plano e a prática, a gente sabe que tem um universo de pequenos momentos não previstos. Por isso, o olhar atento ao que é esperado ser aprendido naquele ano escolar é imprescindível. E quem te ajuda nisso é a própria BNCC.

Entender o que a Base Nacional Comum Curricular traz em termos de direitos de aprendizagem, experiências, competências e habilidades é o primeiro passo para reconhecer as ações cotidianas como oportunidades de desenvolvimento do aluno. É nesse reconhecimento que entra a intencionalidade pedagógica.

Últimas