A Base Nacional Comum Curricular propõe um novo arranjo para a etapa da Educação Infantil: os Campos de Experiências. A ideia leva em conta que bebês e crianças pequenas aprendem e se desenvolvem por meio de experiências do cotidiano, que devem ser planejadas com intencionalidade pelos professores. Os Campos de Experiências são baseados em seis direitos de aprendizagens e dois eixos estruturantes: a interação e a brincadeira.

Para ajudar gestores escolares e professores a entenderem melhor a proposta dos Campos de Experiência e colocá-la em prática, o Movimento Pela Base apoiou a produção e a organização de um pacote de materiais, que pode ser baixado pelo link: http://bit.ly/CamposdeExperiencia

>> Para sugestões e orientações de abordagens práticas com foco na revisão dos PPPs e formação continuada de professores acesse aqui

O pacote conta com dois documentos – um livro em PDF e um PDF interativo – e um curso online.  Eles foram pensados para ajudar a entender, traduzir e colocar em prática os campos de experiências, sendo úteis especialmente em momentos de formações e planejamentos. Confira abaixo um resumo sobre cada um deles e sugestões sobre a melhor forma de utilizá-los:

Campos de Experiências – Efetivando Direitos e Aprendizagens na Educação Infantil – documento elaborado pela especialista Zilma de Oliveira, traz reflexões,  problematizações, sugestões e discussões sobre a organização de atividades pedagógicas baseadas nos Campos de Experiências. O texto retoma a fundamentação teórica desse arranjo e analisa em profundidade as propostas e direitos de aprendizagem trabalhados em cada um dos campos.

SUGESTÃO DE COMO e QUANDO USAR: para aprofundar os estudos a respeito dos campos de experiência e das fundamentações teóricas da organização da parte da BNCC da Educação Infantil. Excelente material de referência para formação de coordenadores e diretores pedagógicos escolares e técnicos de secretarias. Professores interessados em entender a fundo como os campos de experiências podem mudar sua prática também podem se interessar.

Campos de Experiências – PDF interativo – material elaborado a partir do documento produzido pela especialista Zilma de Oliveira. Explica de forma resumida e interativa os conceitos fundamentais da proposta de aprendizagem dos Campos de Experiência, incluindo os direitos de aprendizagem, a brincadeira e a interação como eixos estruturantes e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

SUGESTÃO DE COMO E QUANDO USAR: De consulta rápida, esse material foi concebido para ser interativo e extrai o essencial sobre a prática dos professores: o que deve ser levado em conta, a respeito dos campos de experiências, na hora de pensar e planejar as atividades e a organização dos espaços das creches e escolas. Pode ser utilizado em momentos curtos de formação, nas jornadas pedagógicas, nas reuniões de planejamento dos PPs, entre outros.

Curso “Os Campos de Experiências na BNCC da Educação Infantil” – realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com a Associação Nova Escola e o Instituto Singularidades, foi feito especialmente para professores. É online, gratuito e tem duração de 2 horas. A ideia é apresentar a proposta da BNCC para a Educação Infantil, situando como ela se difere dos referenciais curriculares anteriores, como está estruturada e de que forma os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento podem ser efetivados na prática.

SUGESTÃO DE COMO E QUANDO USAR: O curso foi pensado para ser utilizado em momentos formativos dentro da escola, como nas horas-atividade, individualmente ou em de forma coletiva, em grupos de estudo. Também pode ser feito nas jornadas pedagógicas e no planejamento dos PPs.

BNCC na Educação Infantil – PDF  – material desenvolvido pelo Movimento pela Base em parceria com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Dirigida a gestores municipais, esta publicação pode ser considerada um complemento ao Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular  (BNCC) no âmbito da Educação Infantil.

SUGESTÃO DE COMO E QUANDO USAR: Indicado aos gestores municipais para a re(elaboração) curricular e para a construção de Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) alinhados à BNCC. Também é um ótimo documento de apoio para o planejamento e execução da formação continuada dos professores e para aqueles que buscam maior compreensão acerca das propostas da BNCC para a Educação Infantil.

Curso “BNCC na Creche: Bebês em foco” – curso gratuito disponibilizado pelo Instituto Singularidades para professores. Com 10 horas de duração, o curso propõe reflexões sobre as práticas pedagógicas com bebês e crianças muito pequenas que frequentam creches, pautadas pela proposta da BNCC relativas aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento a partir de proposições e objetivos organizados por diferentes campos de experiências. 

SUGESTÃO DE COMO E QUANDO USAR: Ideal para ajudar os professores a ter foco especifico nesta faixa etária, na qual nem sempre é claro identificar as necessidades das crianças, suas experiências e singularidades.