Para uma aprendizagem menos compartimentada e mais significativa, o Novo Ensino Médio propõe o trabalho por áreas de conhecimento. O professor Santanna, de Campo Grande (MS), encontrou no podcast um canal para estabelecer esse diálogo entre disciplinas e tornar o conteúdo acessível aos estudantes da zona rural.

Sou o professor Santanna.

 

Leciono Geografia e trabalhei praticamente a vida toda dando aula em cursinhos. Há apenas alguns anos fui para a escola pública, trabalho na etapa do Ensino Médio e na modalidade de Educação de Jovens Adultos, a EJA. Fui cair em uma escola de campo, a Escola Francisco Rezende, que fica no distrito de Anhanduí, um bocado distante de Campo Grande (MS). Nossa escola tem algumas particularidades: abrange uma comunidade quilombola, estamos muito próximos do Quilombo Buriti, e alunos de fazendas.

Em toda essa região, a conexão com a internet é muito ruim. Por isso, comecei a pensar, junto com a professora Carolina Mossi, que leciona Química, em uma forma de gerar arquivos eletrônicos digitais para que os alunos tivessem acesso independentemente da conexão. Foi aí que tivemos a ideia de fazer um podcast. Com os áudios, os estudantes conseguem ouvir uma aula que eu dei há dias, porque ela pode ficar salva no Whatsapp e o acesso ao celular não é um problema. A qualquer hora, o aluno pode consultar, estudar.

A professora Carolina e eu trabalhamos em conjunto com outros professores para colocar o podcast no ar. A partir das intersecções entre a Geografia e a Química, comecei a notar que grande parte dos conteúdos de Geografia está interligado não apenas com a Química, mas com outras disciplinas também. Por exemplo, quando vou falar da formação de ventos, a Física pode abordar. Na Matemática, escalas e fuso horários também podem ser assuntos diretamente relacionados à Geografia. Até nas Artes, quando falamos de culturas urbanas, todas estão interligadas os movimentos sociais, que podem ser trabalhados na Sociologia e na Geografia. 

Comecei a me abrir para possibilidades de trabalho com vários outros componentes, que está super ligada à proposta do Novo Ensino Médio. Assim, passamos, eu e da professora Carolina, a interligar conteúdos entre as disciplinas para planejar os podcasts. Isso porque uma parte importante na produção desses conteúdos é a necessidade de abrir diálogo. Fica mais interessante quando fazemos uma conversa interdisciplinar, por isso é preciso envolver outros professores.

Um podcast só sobre Geografia é interessante.. Mais uma discussão com dois, três professores é muito mais rica para aprendizagem do estudantes. 

Últimas