Dia 10 de setembro, o Movimento pela Base organizou um vídeo ao vivo sobre políticas e práticas de alfabetização. Falamos sobre a alfabetização e BNCC, currículos, Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), Política Nacional de Alfabetização (PNA) e formação dos educadores.

Nossas convidadas foram:

  • Beatriz Ferraz (Sócia Fundadora e Diretora Executiva da Escola de Educadores);
  • Márcia Baldini (Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR e presidente da Undime Paraná).
  • Maria Alice Junqueira (Coordenadora de Programas do Cenpec);

A transmissão continua disponível no Youtube do Movimento pela Base e, a seguir, você vê as repostas das participantes para algumas das questões:

Maria Alice Junqueira explica quais as divergências que são vistas entre Política Nacional de Alfabetização (PNA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como os municípios devem lidar com essas divergências, pensando que seus currículos estão alinhados à BNCC. Para conhecer o documento “Entendendo as divergências entre a PNA e a BNCC”, acesse este link.

Beatriz Ferraz destaca informações do PNLD 2023 em relação à alfabetização e como as redes e escolas devem lidar com as escolhas dos materiais do PNLD 2023 considerando as divergências entre PNA e BNCC. Conhecer o “Roteiro de Apoio à Análise de Materiais Didáticos para a Educação Infantil”neste link.

Márcia Baldini fala sobre quais os impactos de as redes receberem obras que não conversam com a visão da BNCC e dos currículos:

Confira o vídeo na íntegra aqui.