Educação Infantil

“Pudemos compreender como acontece a implementação da BNCC em cada instituição escolar”

Boas práticas

“Meu nome é Catiéle Henker Mergen Bonelli, sou professora licenciada em Letras e tenho pós-graduação em Gestão Pública Municipal. Atuei como técnica da Secretaria Municipal de Educação por 10 anos e atualmente estou Presidente do Conselho Municipal de Educação do município de Sobradinho, no Rio Grande do Sul (RS), coordenadora da Regional AMCSERRA e 3ª Vice Coordenadora da UNCME-RS, entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) no território gaúcho. 

Durante o processo de implementação da BNCC no estado, estudei e recebi formações sobre a implementação e o monitoramento desse documento normativo nos estados do nosso Brasil. Admito que sempre me encantou tratar de assuntos que tragam a possibilidade de dialogar sobre currículo e práticas pedagógicas. Por isso, enquanto Presidente do Conselho Municipal de Educação, exercendo meu papel de incentivadora e propositora, levei à pauta da reunião do colegiado a formação de uma comissão permanente de Monitoramento da BNCC e do Documento Orientador do Currículo em nossa cidade. Isso porque coube ao Conselho Municipal de Educação a normatização do Currículo Municipal, e dentre as nossas funções ressalta-se a importância de mobilizar e propor ações para a efetivação das aprendizagens dos estudantes e das crianças.

 

Comissão de monitoramento

Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos como referência o “Guia das Regulamentações: Referências para os sistemas de ensino quanto ao monitoramento e avaliação da implementação dos novos currículos”, produzido pela UNCME Nacional e o Movimento pela Base.

A partir de leituras e reuniões, a Comissão de Monitoramento organizou um plano estratégico com ações para 2021 e 2022 para acompanhar o processo de implementação da BNCC no Sistema de Ensino. Também nos reunimos com a Secretaria Municipal de Educação para explicar o papel da Comissão de Monitoramento e de promover de forma colaborativa o processo de pesquisa e levantamento dos dados.

Em diversos encontros, construímos questionários online e impressos para aplicar nas instituições com gestores, professores e estudantes. As atividades de monitoramento contemplaram as seis Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), as sete Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e a Escola Particular de Educação Infantil (EPEI).

Seguindo os passos do Guia de Implementação, a comissão realizou visitas às escolas com o objetivo de observar o Plano Político Pedagógico e o Planejamento dos Professores alinhados ao novo currículo, assim como as avaliações e os projetos realizados com temas de relevância para o processo de ensino e aprendizagem.

Na visita, a comissão pode conversar com a equipe diretiva e dialogar sobre diferentes pontos para compreender como acontece a implementação da BNCC em cada instituição escolar.

Durante as visitas, percebeu-se que os documentos (BNCC, DOTM, Plano de Estudos, Plano de Trabalho do Professor) estavam disponíveis aos profissionais de forma digital e forma física, impressos em pastas específicas na sala dos professores e/ou na secretaria da Instituição.

 

Resultados encontrados

Após as visitas e o recolhimento dos questionários, a comissão reuniu-se em vários momentos para discutir, analisar e avaliar todo o processo. Nas reflexões acerca do planejamento, de acordo com o Currículo Municipal, os professores, em sua maioria, responderam que estão conseguindo relacionar as habilidades aos projetos desenvolvidos e que estão realizando metodologias ativas em sala de aula.

Já no que se refere às maiores dificuldades encontradas, eles relatam que alguns componentes curriculares dispõem de muitas habilidades, sendo quase impossível trabalhar num ano letivo, e que muitas vezes é preciso selecionar os objetos do conhecimento mais essenciais.

Nas análises realizadas, também foi citado que a formação continuada precisava ser reformulada no município. Os profissionais pediram para ter um momento mensal formativo entre os componentes curriculares para trocas de experiências e alinhamento do currículo. Também ressaltaram a necessidade de oficinas mais práticas, com exemplos e dinâmicas.

 

Relatório final

Finalizando o processo de escuta ativa, análise e reflexão, a Comissão de Monitoramento da BNCC do Conselho Municipal de Educação de Sobradinho expediu um relatório de monitoramento, sugerindo e apontando os caminhos possíveis, tendo em vista o cenário atual da educação. No final do ano de 2022, o Colegiado reuniu-se com a Secretaria Municipal de Educação e os gestores escolares e apresentou o relatório.

Sei que o processo é contínuo e muito importante, mas como Presidente do Conselho Municipal de Educação de Sobradinho sinto-me feliz pelo trabalho realizado, pelo empoderamento do CME, pelo protagonismo das Conselheiras que estiveram à frente da Comissão e pelos resultados apresentados após o processo.

É sem dúvida satisfatório saber que os profissionais estão realizando as reuniões por componente curricular, que os projetos escolares estão acontecendo alinhados ao currículo e às particularidades de cada Instituição, e que os PPPs estão sendo revisitados convergentes com a nova política, construídos de forma democrática. Tudo isso me preenche de orgulho e gratidão!

Sobradinho abriu a porta das Instituições para o monitoramento da BNCC e para o protagonismo do Conselho Municipal de Educação. Aqui o Sistema de Ensino trabalha na busca pela qualidade e equidade da educação pública municipal. Convido o seu Conselho a começar esse processo no seu Sistema de Ensino/ Educação. E me coloco à disposição para auxiliar!”

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