Aconteceu em Brasília, de 30 de outubro a 2 de setembro, o 2º encontro da Frente de Comunicação e Engajamento do Consed. Os encontros reúnem assessores de comunicação dos estados e da UNDIME para uma formação com foco na comunicação e engajamento das redes na implementação da BNCC e Novo Ensino Médio.

Veja aqui como foi o 1º encontro.

Os comunicadores participaram de oficinas de aprofundamento sobre comunicação com escolas e professores e construíram planejamentos para apoiar as diferentes etapas da implementação da BNCC, utilizando diversas ferramentas de comunicação e engajamento, as quais haviam construído coletivamente no 1º encontro, em junho.

As formações foram lideradas por Anna Penido, do Instituto Inspirare, e a formação para a implementação tem apoio do Movimento pela Base, da Fundação Lemann e da Fundação Roberto Marinho.

Confira aqui as ferramentas de comunicação e engajamento construídas pela frente.

Últimas

Programa Impulso capacita lideranças públicas para fortalecer a educação brasileira

Formação gratuita do Ensina Brasil foca em gestores que coordenam equipes e projetos em secretarias de educação  O Ensina Brasil abriu inscrições para a edição 2026 do Programa Impulso, uma formação intensiva e gratuita voltada a lideranças públicas que atuam na educação básica. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade de gestores que estão na linha de frente da implementação de políticas educacionais, com foco na promoção de equidade e no aumento da presença de mulheres e pessoas negras em posições estratégicas.  As inscrições seguem abertas até 27 de abril e podem ser realizadas em grco.de/impulso-2026.  Para quem é o programa  O Impulso é destinado a profissionais que ocupam posições de gestão no setor público educacional — como Chefes de Divisão, Diretores de Departamento ou Coordenadores de Área — em redes municipais, estaduais ou federais.  Os requisitos para participação são: ter atuado por pelo menos um ano em escolas públicas (como professor(a) ou gestor(a)); estar atualmente em cargo de gestão que coordena equipes e projetos; e desejar ampliar sua atuação institucional.  A turma terá 100 participantes, com compromisso de garantir 50% de mulheres e 50% de pessoas negras entre os selecionados.  Uma jornada de seis meses  O programa acontece ao longo de seis meses, em formato híbrido, combinando encontros presenciais em São Paulo e módulos online. Ao todo, são 80 horas de formação distribuídas em dois encontros presenciais de três dias em São Paulo (junho e dezembro), seis módulos online e encontros mensais de…