Pandemia Covid-19

Semanas pedagógicas: 8 materiais para apoiar a implementação e a flexibilização curricular

Currículos de EI e EFEducação InfantilEnsino Fundamental

A volta às aulas presenciais já está acontecendo em vários lugares do Brasil e não deve demorar em outros. Para apoiar redes e escolas na implementação dos novos currículos alinhados à BNCC e no planejamento das semanas pedagógicas, fizemos uma seleção de materiais que propõe orientações, reflexões e dicas práticas para garantir as aprendizagens dos estudantes – e não deixar ninguém para trás!

Confira:

  1. Guia de implementação dos currículos alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental – orientações e reflexões para apoiar o planejamento das redes, partindo do princípio de que é preciso avaliar a situação de cada grupo e de cada estudante para realizar a priorização das aprendizagens que orientará a flexibilização.
  2. Materiais sobre Educação Infantil alinhados à BNCC – curadoria de materiais, organizados em oito listas temáticas, cada uma elaborada a partir de um aspecto da proposta da BNCC para esta etapa.
  3. Curso Competências Gerais na BNCC – curso online e gratuito com duração de 4 horas sobre como inserir a proposta de educação integral no planejamento de práticas pedagógicas.
  4. As Competências Gerais no currículo – entenda a proposta de cada uma das 10 competências, a partir das habilidades que devem ser desenvolvidas e mobilizadas pelos estudantes.
  5. BNCC na Educação Infantil –  orientações para apoiar as redes municipais na compreensão das propostas da BNCC para esta etapa, na revisão e construção de PPPs e no planejamento e execução da formação continuada dos professores.
  6. BNCC em Profundidade – entenda as principais mudanças que a BNCC traz para cada componente currricular no Ensino Fundamental.
  7. Mapas de Foco– produzidos pelo Instituto Reúna, trazem orientações para a flexibilização curricular e a priorização de aprendizagens.
  8. Projetos Pedagógicos: dicas e orientações vídeos em que gestores escolares de várias partes do país dividem sua experiência na revisão dos PPPs e falam sobre como engajar professores, alunos e toda a comunidade escolar.