A competência geral Repertório Cultural, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está voltada para a valorização da diversidade cultural e para a ampliação do conhecimento dos estudantes sobre diferentes manifestações culturais, históricas e artísticas.

Em um mundo cada vez mais interconectado, compreender e valorizar a diversidade cultural é uma habilidade essencial para formar cidadãos conscientes. Isso convida crianças e jovens a mergulhar nas riquezas culturais que os cercam, reconhecendo as expressões artísticas, tradições e histórias que moldam sua identidade e de sua comunidade.

Através do contato com as artes, a música, a literatura e as práticas culturais de diversos povos, podem construir uma visão mais ampla e sensível do mundo, entendendo que cada expressão cultural carrega consigo uma parte da história de um povo. Isso permite, ao mesmo tempo, que os estudantes desenvolvam empatia, criatividade e um profundo respeito pelas diferenças, habilidades essenciais para a convivência em uma sociedade plural e em constante transformação.

Explore as questões deste tema

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.”

Como coloca o texto da BNCC, a competência três convida à expansão de repertório cultural e da capacidade dos estudantes em valorizar, fruir e produzir arte e cultura. Ela dialoga, principalmente, com as áreas de Linguagens e de Ciências Humanas, mas pode permear todas as áreas do conhecimento.

Para isso, os currículos precisam incluir habilidades relacionadas à capacidade dos estudantes de apreciarem as mais diversas manifestações, tanto artísticas quanto culturais, para desenvolver sua sensibilidade.

Também é importante que, embasados na BNCC, os currículos incluam a capacidade desses estudantes se expressarem usando arte e cultura. Nesse sentido, é fundamental inserir no planejamento das aulas habilidades relacionadas à construção de identidade, para que os estudantes compreendam a cultura na qual eles vivem, comparem essa cultura com outras e possam desenvolver um senso de identidade e pertencimento.

A dimensão da multiculturalidade é outro ponto de atenção nessa competência. Ela ajuda a abrir os horizontes para que os estudantes respeitem a diversidade, as manifestações artísticas e culturais dos diversos países e diversas partes do Brasil. Ao mesmo tempo, possibilita falar sobre como os conflitos surgem e como lidar com eles.

Para apoiar redes, escolas e professores a compreender as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular e como elas progridem ao longo da Educação Básica, especialistas do Movimento pela Base e do Center for Curriculum Redesign analisaram referências curriculares mapeadas no Brasil e no exterior e criaram um material orientador. Ele detalha as dimensões e subdimensões que compõem cada uma das 10 Competências Gerais da BNCC, indicando como elas podem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Vale frisar que essa é uma divisão didática apenas, para ajudar a construir esse tema de maneira mais clara, pois todas as competências gerais se interrelacionam e não precisam ser desenvolvidas de forma isolada!

Acesse aqui o material completo!

No caso da competência Repertório Cultural, o documento propõe duas dimensões: Repertório Cultural, que engloba duas subdimensões; e Identidade e diversidade cultural, com quatro subdimensões. Veja mais sobre elas abaixo:

 

Repertório cultural 

  • Fruição 

Fruição das artes e da cultura para vivenciar, compreender e valorizar sua própria identidade e contextos sociais, culturais, históricos e ambientais, desenvolvendo sentimento de pertencimento. 

  • Expressão 

Expressão de sentimentos, ideias, histórias e experiências por meio das artes. Experimentação, documentação, apresentação, compartilhamento, revisão e análise de obras criativas.

 

Identidade e diversidade cultural

  • Investigação e identidade cultural 

Identificação e discussão do significado de eventos e manifestações culturais e da influência da cultura na formação de grupos e identidades. 

  • Consciência multicultural 

Senso de identidade individual e cultural. Curiosidade, abertura e acolhimento a diferentes culturas e visões de mundo. 

  • Respeito à diversidade cultural 

Experimentação de diferentes vivências, compreensão da importância e valorização de identidades, manifestações, trocas e colaborações culturais. 

  • Mediação da diversidade cultural 

Reconhecimento de desafios e benefícios de se viver e trabalhar em sociedades culturalmente diversas. Mediação cultural.

A BNCC destaca que competências gerais da Educação Básica “inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB.”

Na prática, significa que as propostas e as expectativas devem ser adequadas a cada etapa de ensino, garantindo um trabalho constante ao longo de toda a escolarização.

No caso da competência geral Repertório cultural, por exemplo, espera-se que os estudantes possam vivenciar a exploração de experiências pessoais, sociais e culturais por meio de atividades artísticas desenvolvidas no contexto escolar. Espera-se ainda que, por meio dessa vivência, eles sejam capazes de demonstrar sentimento de pertencimento por meio de obras criativas que explorem relações entre culturas, sociedades e as artes.

Quando os estudantes conhecem as diferentes expressões artísticas, como a música popular brasileira, o cinema nacional, ou as artes indígenas, para citar alguns exemplos, eles não apenas aprendem sobre essas manifestações, mas também desenvolvem uma apreciação mais profunda pela diversidade cultural do país.

De modo geral, é uma competência que convida os alunos a estudar a formação das tradições culturais em sua região, como festas populares, danças, ou culinária, e até realizar projetos para documentar e preservar essas tradições. Ao mesmo tempo, permite a criação de atividades que ajudem os alunos a ampliarem sua visão sobre o mundo, fazendo com que percebam a riqueza e a pluralidade de culturas que existem.

Embora esteja ligada à Linguagens e Ciências Humanas, essa competência geral pode ser desenvolvida em todos os componentes. Atividades como mostras e exposições de projetos, peças de teatro e festivais culturais podem ser feitos de forma interdisciplinar e em parcerias com membros da comunidade para compartilhar tradições e conhecimentos com os alunos.

Nessas atividades, os estudantes podem utilizar obras criativas em novos contextos e para propósitos e públicos diferentes, revisando, refinando e analisando obras criativas com mais profundidade. Também podem participar de um projeto focado em desenvolver e expandir consciência sobre sua própria identidade e cultura, e reconhecer os desafios e benefícios de se viver e trabalhar em uma sociedade culturalmente diversa.

Esses são apenas exemplos para mostrar como o tema permeia todas as etapas de ensino e também os componentes curriculares. Vale lembrar que, por ser uma proposta interdisciplinar, há uma infinidade de projetos que podem ser aplicados a depender de cada contexto escolar.

Uma das grandes inovações da BNCC foi promover a aprendizagem significativa, que vai além de apenas decorar fatos ou fórmulas. Essa proposta já vinha sendo defendida há anos na educação e trazer ela à tona nos currículos é uma maneira de colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem.

As competências gerais traduziram essa intenção dentro da BNCC, promovendo Educação Integral, a conexão com o mundo real, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a preparação para o futuro, o fomento ao pensamento crítico e criativo e a promoção da cidadania, dentre outros aspectos.

Aqui no Movimento pela Base construímos um documento bastante prático na compreensão de cada competência e suas subdimensões. Ele mostra que as escolas podem traduzir as competências gerais em atividades que levem em conta os seguintes preceitos:

Para conhecer o material completo, clique aqui!

Você pode se aprofundar mais neste tema com uma seleção de arquivos que separamos a seguir:

Curso online, gratuito e com certificação sobre as Competências Gerais. O curso foi elaborado pela Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Inspirare, e contou com apoio técnico do Movimento pela Base. A ideia é orientar o planejamento de práticas pedagógicas que trabalhem com as Competências ao longo de toda Educação Básica.

Em parceria com a organização  Center for Curriculum Redesign, preparamos a publicação “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”. Com orientações técnicas que trazem boas referências, o documento ajuda a definir alguns marcos, que permitem acompanhar a progressão das competências ao longo dos anos escolares e saber como elas evoluem. 

Produzimos também a série As Competências Gerais no currículo. São 10 vídeos explicando como inserir e trabalhar cada uma das competências gerais nos documentos curriculares. Indicando com que áreas do conhecimento cada uma delas está mais intimamente relacionada, trazendo exemplos de práticas pedagógicas e de que habilidades devem ser inseridas nos currículos, é possível ter uma visão mais concreta de como as competências gerais vão estar presentes na formação dos alunos.

Explorar mais Competências Gerais da BNCC