Você já parou para pensar na relação entre o aumento de casos de violência nas escolas com a cultura digital? Para refletir sobre o assunto e propor soluções, realizamos uma transmissão ao vivo com as convidadas Anna Penido, diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação e, Carolina Campos, diretora-executiva do Vozes da Educação.
Ao longo da conversa, as especialistas apresentaram pesquisas, relembraram a história dos casos de violência nas escolas, além de indicarem materiais que podem colaborar para que você possa refletir sobre as causas e as consequências desse problema. Veja neste link materiais que apoiam o entendimento sobre o assunto.
Confira abaixo alguns momentos importantes da transmissão:
Ana Penido, diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, relata quais fatores podem explicar o aumento da violência nas escolas e mostra como a pandemia e o fechamento das escolas intensificou o afastamento entre as pessoas, resultando no aumento da violência.
“Com a saúde mental fragilizada a gente chega a violências”
Carolina Campos, diretora-executiva do Vozes da Educação, fala sobre a importância da prevenção da violência através de um olhar voltado para a saúde mental dos estudantes e também dos educadores. Conheça material produzido por Nova Escola que apresenta um panorama das boas práticas em saúde mental em 8 países.
“Não adianta a gente passar por uma escola se quando a gente termina esse processo – e ao longo dele – a gente não desenvolve o que há de mais humano em nós.”
Anna Penido destaca a relevância das competências gerais da BNCC na construção e desenvolvimento de habilidades que vão além do conteúdo em si, mas que também incentivem o aluno a se conhecer, que o ajude a pensar com empatia e ser capaz de cuidar de si e do outro.
“A pandemia foi uma oportunidade muito grande pra gente entender o quão distantes alguns educadores ainda estão da tecnologia.”
Carol explica como uma rede de formação nacional seria importante para que tecnologias sejam melhor assimiladas e utilizadas de forma efetiva tanto na na formação de educadores quanto em sala de aula.
Carol Campos explica como essas situações tão delicadas de violência afetam a aprendizagem das crianças
“Trauma e aprendizado têm correlação muito direta e, é por isso que a gente não pode fazer da escola um lugar de violência, de medo. A gente tem que fazer da escola um espaço de cura, um lugar de paz. Tratar a escola como ela deve ser: um lugar sagrado.”
Realidade ideal
Anna Penido destaca a importância do acesso e da permanência dos estudantes nas escolas e, principalmente, que eles se sintam felizes e acolhidos no ambiente.