Em 2023, o Movimento pela Base completa 10 anos. Nossa história caminha junto com a própria história da BNCC, a Base Nacional Comum Curricular. Desde 2013, levantamos evidências, promovemos diálogos, mobilizamos atores de diferentes orientações políticas em torno da construção de uma base curricular comum, que servisse de parâmetro para as aprendizagens de crianças e jovens em todo o Brasil. E depois da aprovação da BNCC, passamos a apoiar o trabalho de redes, secretarias e escolas, produzindo materiais e guias para colocar em prática as mudanças propostas. Lançamos o Observatório de implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, um espaço onde monitoramos os avanços da implementação por meio de números, análises e pesquisas que mostram o que já caminhou e o que ainda precisa acontecer. E lançamos  luz em boas práticas de secretarias e escolas de todo o Brasil, que podem inspirar outras redes e que ilustram o potencial que a BNCC tem de promover uma educação com mais qualidade e equidade.

Sim, temos muito a celebrar nesses 10 anos de jornada! 

E o que nos move é pensar na educação que desejamos para o futuro. Assista abaixo ao nosso vídeo institucional:

 

Nosso aniversário é também uma oportunidade de reforçarmos nossos valores como instituição. Completamos 10 anos renovando nosso compromisso com a educação, trabalhando por uma aprendizagem mais significativa, mais conectada aos desafios do nosso tempo, que prepare para a vida e sociedade e para o mundo do trabalho, oferecendo mais protagonismo e perspectiva a crianças e jovens. Nosso propósito é trabalhar por aprendizagem com mais qualidade e equidade para todos e todas e acreditamos que a BNCC é o farol que aponta o caminho a seguir.  

Saiba mais: Quando os jovens são protagonistas: uma visita à escola professora Maria Penedo em Cariacica (ES)

Celebrar a escola na escola

Como organização que se dedica a promover uma aprendizagem realmente mais significativa, a celebração dos nossos 10 anos só poderia ser no chão da escola. A pergunta que mais nos fazemos por aqui sobre a implementação da BNCC é: “Que cara tem quando dá certo?” . O que muda no dia a dia das escolas com a chegada da BNCC? Qual é o impacto para professores e estudantes? De que forma a gestão escolar pode apoiar efetivamente esse processo?

Não há uma resposta única. Mas há muitos caminhos possíveis. Para ver alguns deles de perto, recebemos em Vitória (ES), entre os dias 19 e 21 de setembro, cerca de 80 convidados, entre especialistas e membros da nossa rede envolvidos especialmente nas discussões sobre o Novo Ensino Médio. Nossa expectativa era proporcionar uma experiência imersiva em quatro escolas públicas onde a BNCC já é realidade, com foco na experiência de implementação do Novo Ensino Médio, além de visitar a Escola SESI de Referência, nosso parceiro nesse evento.

O Espírito Santo tem práticas notáveis da implementação BNCC nas escolas, que têm adotado novos métodos de ensino, abraçado o desenvolvimento de competências socioemocionais, colocado em foco questões ligadas  às pautas étnico-raciais e inclusão, priorizando um currículo que prepare nossas crianças e jovens para os desafios de um mundo em rápida transformação. O resultado desse esforço coletivo é uma melhora nos índices educacionais e uma geração mais bem preparada para exercer seu papel na sociedade e ter mais oportunidades no mundo do trabalho. 

Alice Ribeiro no coquetel de celebração dos 10 anos do Movimento pela Base

Alice Ribeiro no coquetel de celebração dos 10 anos do Movimento pela Base

Começamos as celebrações com um coquetel ao cair da tarde, no restaurante Papaguth, com vista para a ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, que é um dos cartões postais locais, conectando as cidades de Vitória e Vila Velha. 

Estudantes e convidados na visita à EEEM Mário Gurgel

Estudantes e convidados na visita à EEEM Mário Gurgel

Na manhã seguinte, divididos em quatro grupos, visitamos quatro escolas públicas onde a BNCC já está incorporada às práticas pedagógicas. Conversamos com estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e técnicos da Secretaria de Educação do Espírito Santo, que com generosidade compartilharam suas experiências e aprendizados no processo de implementação. Foram encontros marcados por muita troca, emoção e esperança na possibilidade de promover mudanças significativas, que realmente façam a diferença na formação de crianças e jovens.

Saiba mais: Que cara tem quando dá certo: visitando a escola Clóvis Borges Miguel nos 10 anos de MPB

Na parte da tarde, visitamos a Escola SESI de Referência, onde fomos recebidos por uma orquestra e pudemos conhecer uma proposta de implementação pioneira do Novo Ensino Médio, com salas por área do conhecimento, material autoral e programas com foco em educação tecnológica e desenvolvimento de competências socioemocionais. 

Para Alice Ribeiro, Diretora de Articulação e Advocacy e co-CEO do Movimento pela Base, esse primeiro evento de comemoração ficou marcado pela oportunidade de ter um contato precioso com o dia a dia de estudantes e professores. “Focamos em  visitar escolas para vermos como a BNCC e o Ensino Médio estão chegando às escolas por meio de currículos e professores formados e engajados. Foi inspirador! Pudemos ver concretamente as oportunidades e desafios da implementação, e renovar nosso compromisso com essas políticas estruturantes, que têm tudo para promover maior qualidade e equidade na educação brasileira.”

As comemorações de 10 anos do Movimento Pela Base estão apenas começando.

Ainda há muito por avançar para garantir uma aprendizagem realmente significativa para esta geração e para as próximas!

Saiba mais: Alunos no centro da aprendizagem: uma visita ao Colégio Profª Maura Abaurre (ES)