O Campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” é o que se aproxima mais da Matemática na Educação Infantil. Está ligado ao desenvolvimento de noções espaciais temporais, de noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação. O professor, como mediador, deve aproveitar os conhecimentos que as crianças já possuem e de proporcionar novas experiências, principalmente em contato com a natureza, para proporcionar oportunidades de construir novos conhecimentos.
Confira o documento completo com as fichas técnicas dos 5 materiais para apoiar o trabalho de professores e gestores com o Campo Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Confira 5 materiais para apoiar professores e gestores a colocarem em prática a proposta deste Campo:
- As crianças e o conhecimento matemático: experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas
- Histórias sobre aprender e ensinar com e na natureza: um percurso formativo para professores da educação básica
- Investigar com crianças: subsídios para a formação do trabalho docente
- Paralaparacá – Assim se explora o mundo – Caderno de experiências e Caderno de orientação
- Práticas pedagógicas na Educação Infantil: programa Creche para todas as crianças
Confira as fichas completas por material acessando aqui publicação em PDF. O documento faz parte de uma curadoria de materiais para apoiar o trabalho de professores e gestores da Educação Infantil – veja a lista completa aqui.