Redes de EI e EF

5 materiais para trabalhar o Campo de Experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”

Educação InfantilMateriais de apoioMateriais didáticos

O Campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” é o que se aproxima mais da Matemática na Educação Infantil. Está ligado ao desenvolvimento de noções espaciais temporais, de noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação. O professor, como mediador, deve aproveitar os conhecimentos que as crianças já possuem e de proporcionar novas experiências, principalmente em contato com a natureza, para proporcionar oportunidades de construir novos conhecimentos.

Confira o documento completo com as fichas técnicas dos 5 materiais para apoiar o trabalho de professores e gestores com o Campo Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Confira 5 materiais para apoiar professores e gestores a colocarem em prática a proposta deste Campo: 

  1. As crianças e o conhecimento matemático: experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas
  2. Histórias sobre aprender e ensinar com e na natureza: um percurso formativo para professores da educação básica
  3. Investigar com crianças: subsídios para a formação do trabalho docente
  4. Paralaparacá – Assim se explora o mundo – Caderno de experiências e Caderno de orientação
  5. Práticas pedagógicas na Educação Infantil: programa Creche para todas as crianças

 

Confira as fichas completas por material acessando aqui publicação em PDF. O documento faz parte de uma curadoria de materiais para apoiar o trabalho de professores e gestores da Educação Infantil – veja a lista completa aqui.